O VMA 2020 ocorreu com muitos efeitos especiais, sem plateia e gravado em estúdio, mas reproduzindo a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, na noite deste domingo, dia 30.
A cantora Lady Gaga, usando inúmeros looks, foi o grande destaque da noite, levando para casa quatro prêmios, incluindo o de Artista do Ano e o Tricon Award, entregue pela primeira vez na premiação.
Foi The Weeknd, porém, o ganhador do prêmio mais importante da noite, de Clipe do Ano, com o vídeo de “Blinding Lights”. Em seu discurso, o cantor lembrou vítimas recentes de racismo e violência policial nos Estados Unidos, e também disse que seria difícil comemorar devido ao ano que estamos tendo.
O evento contou com performances de The Weeknd, Miley Cyrus, Maluma, BTS, Lady Gaga feat. Ariana Grande, Doja Cat, CNCO e Black Eyed Peas
O primeiro prêmio da noite foi entregue para Lady Gaga por sua parceria com Ariana Grande na faixa “Rain On Me”, justamente na categoria de melhor colaboração, apresentada durante o evento, e ganhadora da categoria de Música do Ano.
Foi Gaga, aliás, que deu a letra sobre como seria a noite, afinal apareceu no palco de máscara e pegou seu troféu de cima de uma bancada, sem ter contato com ninguém.
Enquanto Taylor Swift apenas surgiu num telão para agradecer o prêmio de melhor direção de clipe para o vídeo de “The Man”, o grupo CNCO e o cantor Maluma se apresentaram no formato drive-in, o colombiano recebendo inclusive de lá o troféu de melhor clipe latino para “Qué Pena”.
O grupo coreano BTS se apresentou pela primeira vez no evento, direto de seu país de origem, e ganhou o prêmio de Melhor Clipe Pop.
Antes disso, a performance de Miley Cyrus referenciou seu icônico show de 2013 no próprio VMA, em que ela apareceu em cima de uma bola de demolição cantando “Wrecking Ball”. Desta vez, porém, a cantora estava sentada num globo de festa.
O único momento em que o rock esteve presente no palco foi quando o baterista do Blink-182, Travis Barker, subiu para anunciar a vencedora da categoria de Melhor Clipe de Hip-Hop, e homenagear os artistas que se foram em 2020, já lembrando de Chadwick Boseman, que nos deixou na última sexta-feira, dia 28.
Outra questão relativamente polêmica envolvendo o gênero é que o Coldplay, considerado mais pro lado do Pop, levou o prêmio de Clipe de Rock do Ano.
Gravado e editado devido à pandemia, o VMA 2020 não teve espaço para surpresas, erros, improvisos e até os já clássicos momentos constrangedores protagonizados por alguns artistas.
VMA
Confira abaixo a lista completa de ganhadores do VMA 2020:
Clipe do Ano
The Weeknd – “Blinding Lights”
Tricon Award
Lady Gaga
Melhor colaboração
Lady Gaga feat. Ariana Grande – “Rain On Me”
Melhor direção
Taylor Swift – “The Man”
Melhor clipe caseiro
Justin Bieber feat. Ariana Grande – “Stuck With U”
Melhor Clipe Pop
BTS – “On”
Melhor Clipe de R&B
The Weeknd – “Blinding Lights”
Artista do Ano
Lady Gaga
Vídeo Para o Bem
H.E.R. – “I Can’t Breathe”
Melhor Clipe de Hip-Hop
Megan Thee Stallion – “Savage”
Melhor Artista Push
Doja Cat
Melhor Clipe Rock
Codplay – “Orphans”
Melhor Clipe Alternativo
Machine Gun Kelly – “Bloody Valentine”
Best K-Pop
BTS
Best Quarentine Performance
CNCO – Unplugged At Home
Best Cinematography
Lady Gaga feat. Ariana Grande – “Rain On Me”
Best Art Direction
Miley Cyrus – “Mother’s Daughter”
Best Visual Effects
Dua Lipa – “Physical”
Best Editing
Miley Cyrus – “Mother’s Daughter”
Best Group
BTS
Song Of Summer
Blackpink – “How You Like That”