Um dos clipes mais icônicos de Michael Jackson, o de “They Don’t Care About Us”, ganhou uma versão atualizada assinada pelo lendário Spike Lee.
O diretor adicionou trechos dos protestos do Black Lives Matter ao redor do mundo às filmagens feitas no Brasil com a ajuda do Oludum e deu novo significado à obra, que já tinha uma mensagem poderosa pela busca da igualdade. Spike explica a intenção:
Otimas Músicas De Protesto Não Podem Envelhecer, Estagnar Ou Se Tornar Irrelevantes Porque A Luta Ainda Continua. É Por Isso Que ‘THEY DON’T REALLY CARE ABOUT US’ É O Hino Durante Esse Mundo Caótico, Pandêmico No Qual Estamos Todos Vivendo. Para Celebrar O Dia De Nascimento De Michael Jackson, Nós Fizemos O Curta ‘THEY DON’T REALLY CARE ABOUT US 2020’ Para Continuar A Luta Pela Igualdade Para Todos. Essa É A Verdade. Fiquem Seguros.
As novas cenas não são apenas dos EUA — apesar de passarem até mesmo pelas manifestações mais recentes por lá, em Kenosha, onde Jacob Blake foi alvo de sete tiros — e incluem locais como Coreia do Sul, África do Sul, Japão e até mesmo o Brasil.
Confira como ficou pelo vídeo a seguir.