Em 5 de Setembro de 1989, o Soundgarden lançava seu segundo disco de estúdio, o primeiro por uma grande gravadora.
Com produção de Terry Date (Deftones, Slayer, Pantera), Louder Than Love foi um dos trabalhos mais importantes da história ao dar o tom para o que viria a ser a onda Grunge dos anos seguintes.
Muito disso aconteceu pelo fato do grupo liderado pelo saudoso Chris Cornell ter sido o primeiro a lançar um trabalho do gênero com grande divulgação, abrindo portas para que o estilo tomasse as rádios e levando ao sucesso de nomes como Nirvana e Pearl Jam.
Musicalmente falando, até hoje o disco é extremamente aclamado. Por lá, já existiam claros sinais tanto nos instrumentais quanto nas letras de que a banda tinha uma sonoridade única que seria explorada a fundo nas composições futuras.
Continua após o vídeo
Inspiração para Kirk Hammett
Isso não é dizer que Louder Than Love não é um disco pronto e que não merece ser constantemente revisitado.
Com ótimas faixas como “Hands All Over” e “Loud Love”, além da pancada “Ugly Truth” logo na abertura do álbum, o álbum é ótimo para sair dos maiores hits da banda e é daquelas obras que vêm com uma aura incrível: a energia dos caras está toda naquelas canções.
Tanto é que foi com ele que Kirk Hammett se inspirou para compor o icônico riff de “Enter Sandman”, do Metallica. Ele afirma ter pego a guitarra para tocar logo depois de ouvir as músicas do Soundgarden e isso acabou resultando em uma das linhas mais famosas da história — ainda que não pareça em nada com o que Kim Thayil costuma fazer.
Você pode saber mais sobre essa história de Kirk por aqui.
Mas, voltando ao LTL, hoje é dia de celebrar esse álbum tão influente e você pode fazê-lo pelo player a seguir, logo abaixo da postagem que fizemos no Instagram do TMDQA! falando sobre o disco. Não esquece de seguir a gente por lá!