Cultura

Alicia Keys, Snoop Dogg e mais reagem à decisão do caso Breonna Taylor

Mesmo em meio a protestos, os policiais que mataram Breonna Taylor não foram indiciados e artistas como Alicia Keys, Snoop Dogg e mais falaram sobre. Veja.

Mural do Black Lives Matter
Foto via Wikimedia Commons

Mesmo depois de inúmeros protestos através dos EUA, o caso de Breonna Taylor não gerou punição para os policiais envolvidos em sua morte.

De acordo com a decisão judicial, apenas Brett Hankison foi indiciado por ter colocado a vida dos vizinhos da mulher em perigo ao disparar sem visão clara e acertar o apartamento do lado através da parede.

Publicidade
Publicidade

Os outros dois, Jonathan Mattingly Myles Cosgrove, tiveram suas ações justificadas pelo júri, mesmo tendo tirado a vida de Breonna.

Os relatos disponibilizados dizem que apenas uma das 11 testemunhas relatou ter ouvido a polícia se identificar, e uma ligação ao serviço de emergência dos EUA comprova que Kenneth Walker, namorado de Taylor, avisou que alguém havia “chutado a porta do apartamento da minha namorada” antes de disparar contra um dos policiais.

Os oficiais retrucaram com 20 tiros, cinco dos quais atingiram Breonna de acordo com o relatório médico. Hankinson foi o único dos três que acabou demitido da força policial, e a cidade de Lousville, onde a situação ocorreu, pagou uma indenização de US$12 milhões à família da vítima.

Reação de artistas e famosos

Em geral, a reação à sentença do júri foi de indignação — mas não de surpresa.

Diversos artistas falaram sobre o caso, como Alicia Keys, que escreveu em seu Twitter se tratar de um “exemplo PERFEITO de Estragado até a ALMA!!!” e se declarou “enfurecida!!!!!!!” com o resultado do julgamento.

Dois rappers, Common Snoop Dogg, também falaram sobre: o primeiro compartilhou vídeos de figuras negras importantes, como Nina Simone, falando sobre o racismo e a falta de uma verdadeira liberdade para o povo negro. O segundo disse que sente muito pelo fato das “paredes de seus vizinhos terem recebido justiça antes de você”.

No mundo dos esportes e do cinema, também surgiram reações.

LeBron James, astro da NBA, afirmou que não estava surpreso com o veredito mas se declarou “machucado” pela decisão, além de prometer que se dedicará ainda mais para proteger a mulher negra, que ele acredita ser “a pessoa mais DESRESPEITADA da terra”.

O ator George Clooney se sentiu “envergonhado” pela decisão, já que é nativo do Kentucky, estado onde a situação se desdobrou. Ele falou que cresceu “acreditando em um sistema de justiça que faz as pessoas serem responsáveis por suas ações”.

Você pode ver algumas das falas abaixo.

Sair da versão mobile