O cantor, violonista e compositor Erasmo Dibell lançou a parceria inédita com o também maranhense Zeca Baleiro em “São Nunca”. A música vai integrar o álbum Sarará, que chegará em dois volumes através da Saravá Discos.
Parceiros e amigos de longa data, os dois artistas se reencontraram no ano passado para gravar o documentário musical Maranhão – Ventos que Sopram, de Neto Borges, e desta reunião também nasceu o dueto que estreia nas plataformas digitais.
Desde abril, Erasmo vem liberando canções do novo disco, que traz releituras de suas próprias composições, arranjadas e produzidas por ele, Moisés Mota e Marcelo Rebelo, além de duas canções inéditas produzidas por Zeca e Adriano Magoo.
Rubah
O cantor, escritor, compositor e guitarrista mineiro Edgard Leite, que assina artisticamente como Rubah, une o rock a sonoridades latinas na música “Hablando de la Libertad”.
A faixa, de autoria da banda argentina La Renga, chegou acompanhada de um clipe divulgado no YouTube.
O vídeo foi filmado por Letícia Cozoli e editado por Emanuel Kaauara, misturando a performance caseira de Rubah com momentos históricos do país vizinho.
“A La Renga me influenciou muito musicalmente e me fez estudar espanhol, tenho um carinho muito grande pela música e arte argentina, principalmente o rock, meu primeiro EP foi gravado lá, e gosto bastante do rock argentino. Entendo o vídeo como uma interpretação visual da música, com meus sentimentos ao escutar,” explica o brasileiro, vocalista e fundador da banda MISERICORE no fim dos anos 1990.
A canção fará parte de seu segundo EP solo, Libertad, que deve sair em breve. Rubah estreou no ano passado com o compacto Encruzilhada.
Clara Pinheiro
A cantora e compositora potiguar Clara Pinheiro lançou o EP Volte e Pegue, inspirada pela sabedoria do povo Akaan, da África Central.
O compacto, assinado pelo selo Rizomarte, apresenta seis faixas e mescla a música brasileira com tons eletrônicos. Nas letras, ela retrata como é ser mulher negra, mãe e periférica no Brasil de 2020.
“É muito emocionante mergulhar nesse universo. a gravação dessas músicas foi muito intensa. Afinal, foram três anos de construção desse álbum. Acredito que ele demorou tanto a sair, porque é um processo poderoso de autoafirmação, mas também muito dolorido. Muitas vezes entrava no estúdio para gravar e só chorava. Só me percebi negra a partir de racismo que passei em momentos da minha vida, e se reconhecer negra é muito poderoso, ao mesmo tempo que dentro de você brota um ranço com a hipocrisia da sociedade e o racismo estrutural,” opina a artista, que está em seu quinto trabalho de estúdio na carreira.
dossel
Depois de lançar seu álbum de estreia, Ouvindo Vozes, no ano passado, o cantor carioca Roberto Barrucho, conhecido como dossel, está de volta para apresentar o single “Lembrança de Céu“.
A faixa foi gravada na tradicional Fábrica Bhering, importante e histórico polo cultural na região central do Rio de Janeiro, onde o artista mantém um estúdio. A letra convida para uma escuta interna, de memória ancestral, alertando ao que importa e nos move.
Em 2018, dossel participou da música “Alegria”, que marca sua parceria com a Mahmundi.
Valciãn Calixto
O cantor piauiense Valciãn Calixto lançou nas plataformas digitais seu segundo disco, Nada Tem Sido Fácil Tampouco Impossível. O álbum mistura sons tipicamente brasileiros, como o funk, axé e xote, com estilos mais latinos, como a salsa.
O trabalho traz as participações especiais de Julia Barth (Rio Grande do Sul), Jotaerre (Bahia), Jeza da Pedra (Rio de Janeiro) e Juliana D Passos (Santa Catarina), possibilitando conexões rítmicas e experimentações sonoras de diversas regiões do país.