Um dos nomes mais emblemáticos na história do Rock and Roll, o The Smiths, liderado pelo vocalista Morrissey e o guitarrista Johnny Marr, tem uma inegável e importante contribuição no mundo da música.
A dupla, acompanhada do baterista Mike Joyce e do baixista Andy Rourke, deu ao mundo uma sucessão de vários singles e quatro discos de estúdio que mudaram pra sempre os rumos de muitos caminhos de todas as bandas que viriam a partir dali.
O disco homônimo de estreia já trouxe clássicos como “This Charming Man” e “Hand In Glove” e permaneceu por mais de 30 semanas nas paradas do Reino Unido sendo ovacionado pela crítica e abrindo os caminhos para uma das carreiras mais brilhantes e conturbadas do rock mundial.
A sequência veio com The Queen Is Dead e Meat Is Murder, dois discos com títulos impactantes e obrigatórios que apresentaram faixas como “The Headmaster Ritual”, “How Soon Is Now”, “Bigmouth Strikes Again” e “There Is A Light That Never Goes Out”.
A meteórica carreira dos Smiths influenciou bandas e artistas de todos os estilos e até hoje vemos homenagens vindos de diferentes grandes nomes da música sejam em registros oficiais ou em shows, como aconteceu recentemente com o The Killers na companhia do guitarrista Johhny Marr durante o festival Glastonbury.
Separamos uma lista de 12 versões incríveis feitas por nomes que vão desde o inesquecível Jeff Buckley, Radiohead, Muse, Placebo, Supergrass, passando pela dupla T.a.t.u até chegar em alguns nomes do hardcore como o Face To Face e o H20.
Confira abaixo:
Jeff Buckley – “I Know It’s Over”
Radiohead – “The Headmaster Ritual”
https://www.youtube.com/watch?v=LtmS2ePSSdU