Quem já ouviu “What’s My Age Again?”, do blink-182, pode achar que seus autores foram fortemente inspirados pelo Green Day. E, segundo Mark Hoppus, foi exatamente isso que aconteceu — mas provavelmente não da forma como você imaginou.
Enquanto ao longo dos anos diversos fãs apontaram semelhanças entre o hit do blink e o clássico “Basket Case”, Hoppus afirmou em uma nova entrevista ao podcast do co-fundador do Less Than Jake, Chris Demakes que, na verdade, foi a canção lado B “J.A.R. (Jason Andrew Relva)” que o inspirou.
Veja o que ele disse, conforme transcrição da NME:
Tem uma música do Green Day chamada ‘J.A.R.’ na trilha sonora de ‘Angus’ [filme de 1995], e ela começa com essa introdução no baixo que é muito irada. Eu estava brincando na guitarra tentando aprender isso. Eu meio que me atrapalhei com a progressão e toquei errado, e eu fiquei tipo: ‘Eita, isso é legal até…’.
Essa acabou sendo a base para o riff de abertura de [‘What’s My Age Again?’]: eu tentando aprender como tocar ‘J.A.R.’ na guitarra e me atrapalhando, e aí surgiu algo que eu curti que era diferente daquilo.
Você pode comparar as duas canções abaixo e ouvir a fala de Mark no podcast pelo último vídeo da matéria, na marca de 18:45.
Mark Hoppus, Green Day e “What’s My Age Again?”
Vale lembrar que “J.A.R.” foi escrita durante as sessões de Dookie, mas só foi aparecer oficialmente em um disco do Green Day em 2001, na compilação International Superhits!.
É uma das poucas faixas da banda escritas pelo baixista Mike Dirnt, que fala sobre a morte de um amigo em um acidente de carro.