Morre Viola Smith, a primeira mulher baterista profissional do mundo, aos 107 anos

A baterista Viola Smith tocou com Ella Fitzgerald, Chick Webb e Bob Hope, e ficou conhecida como a instrumentista mulher mais rápida do mundo.

Viola Smith
Foto: Reprodução/YouTube

Morreu aos 107 anos Viola Smith, a primeira mulher baterista profissional do mundo.

De acordo com o The Washington Post (via Pitchfork), a morte ocorreu no último dia 21 por complicações da doença de Alzheimer.

Publicidade
Publicidade

Smith também ficou conhecida como a baterista mulher mais rápida, tendo trabalho com nomes como Ella Fitzgerald, Chick Webb e Bob Hope.

Além disso, a musicista também tocou com a Frances Carroll & the Coquettes, uma grande banda exclusivamente feminina que fez muito sucesso no final da década de 1930.

Viola Smith

Estão no currículo de Viola Smith ainda passagens pela “Hour of Charm” All Girl Orchestra de Phil Spitalny, o quarteto de jazz Kit Kat Band apresentado na produção original dos anos 1960 de Cabaret e a NBC Symphony Orchestra.

Smith estudou com o baterista da Radio City Music Hall, Billy Gladstone, e também frequentou a prestigiosa Juilliard School de Nova York.

Sua família toda era composta por artistas, sendo suas irmãs saxofonistas, violinistas e clarinetistas, e seu pai cornetista.

Sair da versão mobile