Hoje mais cedo a Recording Academy divulgou a lista completa com todos os indicados ao Grammy para a premiação de 2021.
Entre destaques positivos como as mulheres dominando as categorias de Rock, uma polêmica se instaurou quando vieram as indicações finais e The Weeknd, um dos maiores artistas Pop do planeta, não levou nenhuma pra casa.
Teve gente até questionando se o seu mais recente disco, After Hours, estaria no período de elegibilidade para a votação desse ano e, sim, ele estava.
The Weeknd no Grammy
Após o anúncio das indicações, fãs do mundo todo começaram a questionar por que o canadense Abel Makkonen Tesfaye havia sido sumariamente ignorado e, sinceramente, não há nenhuma explicação plausível até agora.
O fansite The Weekend Brasil compilou alguns dados bastante impressionantes do trabalho do cantor no Twitter, e entre eles estão fatos como o artista ser a atração do show do intervalo do próximo Super Bowl e ele ter alcançado as paradas Billboard 200, Billboard Hot 100, Billboard Hot 100 Songwriters, Billboard Artist 100 e Billboard Hot 100 Producers simultaneamente.
Além disso, olhando para a categoria de Disco do Ano, por exemplo, tem que fazer um exercício de imaginação muito grande para entender que um álbum como Everyday Life, do Coldplay, estaria à frente de After Hours.
Na categoria Melhor Performance Pop/Solo, Justin Bieber concorre com “Yummy”, uma das canções mais sem sal de toda sua importante carreira, e ele ainda concorre com o disco Changes na categoria de Melhor Disco de Pop Vocal, sendo que o Metacritic, site que agrega resenhas de discos no mundo inteiro, mostra que o álbum de Bieber tem nota 57/100, enquanto The Weekend conta com 80/100.
Inscrições, Boicote e Racismo
Ainda é muito cedo para entender o que teria motivado a Academia a não indicar um dos lançamentos mais bem falados do último ano em nenhuma categoria, mas as especulações giram em torno de vários tópicos.
Tem muita gente dizendo que a equipe de The Weeknd teria feito inscrições na categoria Pop ao invés de R&B, e que o Grammy não teria entendido o seu trabalho como do primeiro gênero musical.
Outras informações que contradizem essa leitura afirmam que é possível inscrever obras em diversas categorias e, ao final das contas, o Grammy decide.
Ainda pegando esse gancho, há pessoas falando sobre racismo na premiação, já que os executivos do Grammy vinham classificando músicas de artistas negros apenas e tão somente como R&B e/ou “Urban” nos últimos anos.
Por fim, já existem até teorias da conspiração dizendo que o boicote foi deliberado por algum tipo de desentendimento muito maior do que a gente possa imaginar.
De qualquer forma, uma coisa é certa: mesmo o Grammy tendo decisões pra lá de bizarras em toda sua existência, The Weeknd merecia ser indicado em algumas das principais categorias da noite.
Quem perde é o Grammy.
É galera… The Weeknd não recebeu NENHUMA indicação ao #GRAMMYs. Mesmo entregando hit, conceito, conseguiu estabilidade, notas altas na crítica especializada, vendas ótimas… The Weeknd não submeteu em R&B e sim Pop, e Grammy ignorou total… pic.twitter.com/xR98MNZoJA
— The Weeknd Brasil (@SiteTheWeekndBR) November 24, 2020
The Weeknd foi o primeiro artista a alcançar o primeiro lugar nas paradas da:
Billboard 200;
Billboard Hot 100;
Billboard Hot 100 Songwriters;
Billboard Artist 100;
Billboard Hot 100 Producers,SIMULTANEAMENTE. #WeLoveYouAbel pic.twitter.com/B8pi1Tuded
— The Weeknd Brasil (@SiteTheWeekndBR) November 24, 2020
Achou mesmo que o mundo ficaria calado? “The Weeknd”, “After Hours”, “Blinding Lights” e “Abel” está no Top 15 dos assuntos mais comentados do MUNDO! #WeLoveYouAbel
— The Weeknd Brasil (@SiteTheWeekndBR) November 24, 2020
Não é de hoje que artistas negros são colocados de lado em premiações, e desta vez, é o The Weekend.
Todos sabemos do impacto que ele com seu aclamado álbum, “After Hours”, tiveram neste ano. É inegável que ele foi injustiçado! Um dos maiores artistas de 2020. ? #WeLoveYouAbel pic.twitter.com/mjGNvSnRMy
— Beyoncé Access (@beyonceaccess) November 24, 2020
O quão “branco” The Weeknd deveria ser para a MTV o considerar Pop?: A Thread.#VMAs pic.twitter.com/mtyuaHPoHm
— The Weeknd Brasil (@SiteTheWeekndBR) August 1, 2020
Abel was robbed man this shits weak
— The Chosen One (@KidCudi) November 24, 2020
.@theweeknd at the end of the day, awards are just objects on the shelf. The greatest achievement in the world you’ve already won, which is to be able to touch the heart of a legion of fans around the world with your music.#WeLoveYouAbel
— The Weeknd Brasil (@SiteTheWeekndBR) November 24, 2020
After Hours nunca saiu do Top 25 da Billboard 200, é certificado de Platina no US, tem a nota 7.9 no Pitchfork, contém mais de 3.3 BILHÕES de streams no Spotify.
The Weeknd você é maior que eles! #WeLoveYouAbel pic.twitter.com/DNv94cr7xd
— The Weeknd Brasil (@SiteTheWeekndBR) November 24, 2020