De 1995 para 2020, os tempos mudaram bastante. E se você ainda tem alguma dúvida disso, a internet resolveu relembrar uma participação de Paulo Maluf no tradicional programa Roda Viva que mais parece um episódio do icônico Choque de Cultura.
O programa humorístico cultural comandado por Rogerinho do Ingá (Caito Mainier) virou Trending Topic no Twitter depois que esse vídeo resgatado viralizou devido às inúmeras comparações — e, acredite se quiser, o à época prefeito de São Paulo era a pessoa mais sensata da bancada.
Isso porque ele havia recém promulgado algumas mudanças “polêmicas” na legislação: a proibição do fumo em restaurantes e a obrigatoriedade do uso de cintos de segurança. Não, você não leu errado. Esses foram os grandes tópicos de discussão naquele momento, já que os entrevistadores se mostravam totalmente contrários e chegaram a dizer que Maluf tinha “prazer em proibir”.
O vídeo que circula na rede mostra alguns trechos em que os jornalistas fazem sugestões realmente dignas de Rogerinho ou de seus companheiros de programa Julinho (Leandro Ramos), Renan (Daniel Furlan) e Maurílio (Raul Chequer). Um deles chega até a dizer que, nos aviões, prefere se sentar ao lado de fumantes — pessoas “mais agradáveis, menos tensas”.
Entre os comentários, estão pérolas como a ideia de um “restaurante apenas para fumantes”; quando o então prefeito tenta rebater afirmando que, por exemplo, garçons estavam processando seus patrões por terem problemas decorrentes da fumaça dos cigarros, a solução oferecida pelos entrevistadores é a de “contratar garçons tabagistas”.
E pode acreditar que tem muito mais de onde vieram essas! Você pode conferir o vídeo do Twitter logo abaixo e, em seguida, a versão completa do Roda Viva. Ainda bem que hoje em dia contestar essas coisas fica na ficção… né?
LEIA TAMBÉM: Caito Mainier acha fita demo que tem Los Hermanos quase irreconhecível
Paulo Maluf e o Roda Viva que virou Choque de Cultura
E o Maluf que proibiu fumar em restaurante e transformou o Roda Viva num grande episódio do Choque de Cultura ??@caitomainier corre aqui! pic.twitter.com/PknLqIbpAD
— Esquerda Sem Paixao (@esquerdaPaixao) December 2, 2020