O ex-presidente dos EUA Barack Obama continua com sua tradição de revelar suas preferências culturais ano após ano, e dessa vez o Brasil veio muito bem representado na sua seleção de melhores filmes de 2020.
O político elegeu Bacurau, premiada obra de Kléber Mendonça Filho, ao lado de outras produções como Ma Rainey’s Black Bottom (A Voz Suprema do Blues, no Brasil), o último filme gravado por Chadwick Boseman, e também MANK, longa de David Fincher com trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross.
No Tweet em que revelou suas escolhas, Obama escreveu:
Assim como todo o resto do mundo, nós ficamos muito presos dentro [de casa] esse ano, e com o streaming manchando ainda mais as linhas entre filmes cinematográficos e produções de televisão, eu expandi a lista para incluir todas as contações de história visuais que me agradaram neste ano, independentemente do formato.
Você pode ver a lista completa, que ainda inclui séries de TV como Better Call Saul, O Gambito da Rainha, I May Destroy You e The Boys, ao final da matéria.
Comemoração de Kléber Mendonça Filho, diretor de Bacurau
O diretor brasileiro que assina a obra comemorou a escolha do ex-presidente em seu Twitter, escrevendo inicialmente um simples “taí uma lista” além de um agradecimento, mas depois mandando “um grande abraço para todo mundo no Povoado da Barra, a 24kms de Parelhas, sertão do Seridó, RN”.
Filmes e séries preferidos de Barack Obama em 2020
Like everyone else, we were stuck inside a lot this year, and with streaming further blurring the lines between theatrical movies and television features, I’ve expanded the list to include visual storytelling that I’ve enjoyed this year, regardless of format. pic.twitter.com/a8BS8jDkSs
— Barack Obama (@BarackObama) December 18, 2020