A franquia Máquina Mortífera teve início com seu primeiro filme lá em 1987 e desde então tornou-se um dos maiores sucessos do cinema.
Mostrando as histórias de dois policiais de Los Angeles, os longas rapidamente se tornaram parte da Cultura Pop mundial contando com Mel Gibson (Martin Riggs) e Danny Glover (Roger Murtaugh) nos papeis principais do elenco.
Pois quem dirigiu os quatro filmes até hoje foi o diretor Richard Donner e ele já está confirmadíssimo para o quinto título da série, que deve ser lançado em 2021.
Máquina Mortífera “Finale”
Todos os nomes envolvidos na produção estão garantindo que esse será o último Máquina Mortífera da história, tanto que o nome em Inglês é, pelo menos por enquanto, Lethal Finale.
Muito provavelmente por isso mesmo, Donner aceitou a tarefa e não se acanhou com o convite para mais um filme, mesmo tendo em vista que irá completar 91 anos de idade em 24 de Abril.
Ao falar com o Telegraph a respeito, o diretor de filmes como Superman: O Filme (1978) e O Feitiço do Áquila (1985) explicou (via CoS):
Esse é o último filme. Para mim, é tanto um privilégio quanto um dever colocá-lo para dormir. É empolgante, de verdade! Mas é o último, eu prometo.
Após o primeiro filme ter custado 15 milhões de dólares e arrecadado 120, gerando um lucro monstruoso para os estúdios Warner, o segundo foi lançado em 1989, o terceiro em 1992 e o quarto em 1998.
Em 2007 uma sequência quase saiu do papel mas Mel Gibson (hoje com 65 anos) se recusou a participar dela justamente porque Richard Donner não estaria envolvido.
Nessa quinta e última empreitada, todos os principais nomes que deram origem à franquia estão confirmados. Richard será o diretor e produtor do longa que ainda terá Danny Glover embarcando nos 75 anos de idade.