Conheça a jovem indígena que vem usando o TikTok para mostrar e explicar sua cultura

A jovem Maira Gomez, conhecida como Cunhaporanga, tem usado as redes sociais para mostrar e explicar sua cultura e feito muito sucesso. Conheça!

Cunhaporanga, jovem indígena que viralizou no TikTok e Instagram
Reprodução/Instagram (@cunhaporanga_oficial)

As redes sociais definitivamente trazem muitos lados complicados, mas são pessoas como Maira Gomez, conhecida como Cunhaporanga nas plataformas, que dão esperança de que há um jeito extremamente positivo de utilizá-las.

Com mais de 2 milhões de seguidores no TikTok, a jovem indígena usa o espaço de grande alcance para mostrar e explicar sua cultura. Ela responde perguntas das pessoas que a acompanham, mostra trechos de sua rotina e atua como uma espécie de embaixadora, fazendo uma ponte entre mundos tão próximos mas ao mesmo tempo tão distantes da realidade brasileira.

Publicidade
Publicidade

Maira faz parte da comunidade Tatuyo, do Amazonas, e produz conteúdo quase que diariamente não apenas para o TikTok mas também para o Instagram, onde também já tem mais de 300 mil seguidores e segue quebrando barreiras.

Ela mostra, por exemplo, a incorporação da tecnologia na rotina indígena — isso fica bem claro com as hashtags que usa em seus posts, entre as quais está a #GeraçãoTikTok e a #TikTokIndígena.

Vale muito a pena conhecer: você pode ver o perfil da Cunhaporanga no TikTok clicando aqui e o seu Instagram está neste link. Abaixo, separamos alguns posts da jovem e claro que entre eles está um sobre música, algo tão importante para todos nós!

Maira Gomez, a Cunhaporanga

@cunhaporanga_oficialNa verdade não sou uma boa cantora hahah ? ##tiktokindígena ##tiktok ##foryou ##geraçãotiktok ##viral ##tatuyosforever ##comunidadetatuyo ##jūgoa #♬ som original – Cunhaporanga_Oficial
@cunhaporanga_oficialChibé misturado com vinho de Buriti. @dicksontatuyo_oficial e @poranguinha_oficial rindo no fundo. ##tiktok ##tiktokindígena ##geraçãotiktok ##foryou ##viral ?♬ som original – Cunhaporanga_Oficial
Sair da versão mobile