A lista de acusações formais contra Jon Schaffer, líder do Iced Earth preso no último domingo (17) por invadir o Capitólio em apoio a Donald Trump, foi divulgada pelo FBI.
O metaleiro será julgado por seis crimes cometidos durante o incidente do dia 6 de janeiro. Para relembrar, um grupo de apoiadores do (em breve ex-)presidente dos Estados Unidos não só invadiu a sessão que validou a vitória de Joe Biden, como também vandalizou o local — o “protesto” terminou com cinco mortes.
Um tweet do FBI de Indianapolis revela, ainda, que Schaffer usou “spray de ursos” contra os policiais durante o conflito. Já o comunicado oficial diz (via Loudwire):
Schaffer estava entre os manifestantes que pulverizaram policiais do Capitólio dos Estados Unidos com ‘spray de urso’. Essa é uma forma de spray de pimenta de capsaicina vendida por muitos varejistas de rua […]. Schaffer foi fotografado e filmado em um vídeo de vigilância portando o ‘spray de urso’ e se envolvendo em altercações verbais com policiais do Capitólio dentro do prédio. Schaffer é visto segurando um óculos de sol transparente em uma fotografia e ‘spray de urso’ em outras.
Ainda não se sabe quantos anos Jon Schaffer pode enfrentar na cadeia pelos seus crimes. Leia abaixo a lista de acusações formais contra o músico.
Na sequência, você também pode ver as fotos compartilhadas pela polícia.
Jon Schaffer e a Justiça
- Entrar ou permanecer intencionalmente em qualquer edifício ou terreno restrito sem autoridade legal
- Perturbar a conduta ordenada de negócios governamentais
- Se envolver conscientemente em um ato de violência física contra qualquer pessoa ou propriedade em qualquer edifício ou terreno restrito
- Entrada violenta e conduta desordeira em um edifício do Capitólio
- Envolver-se em um Ato de Violência Física no Capitólio
- Desfile, manifestação ou piquete em um edifício do Capitólio
LEIA TAMBÉM: Ariel Pink perde disputa judicial contra ex-namorada que denunciou abuso