Aos 100 anos de idade, o capitão britânico Tom Moore, veterano da Segunda Guerra Mundial, faleceu nesta terça-feira (2) após ter sido internado com pneumonia e testado positivo para a COVID-19.
Ele ficou conhecido no início da pandemia do coronavírus quando promoveu uma campanha e conseguiu arrecadar milhões de libras para ajudar o NHS, o sistema público de saúde do Reino Unido.
Sir Tom Moore foi internado no último domingo (31) com dificuldades para respirar. A informação do seu falecimento foi confirmada pela família através das redes sociais do britânico:
É com grande tristeza que nós anunciamos a morte do nosso querido pai, capitão Sir Tom Moore.
Tom Moore, Coronavírus e Rainha Elizabeth II
O capitão sensibilizou o Reino Unido em Abril do ano passado, enquanto estava isolado em sua casa em Londres e publicou um vídeo afirmando que iria dar 100 voltas em seu próprio quintal de 25 metros com a ajuda de seu andador em troca da doação de dinheiro para o NHS.
O objetivo era completar 10 voltas por dia e a cada nova meta cumprida, as doações iam aumentando junto com a sua popularização.
Inicialmente, Moore tinha o intuito de arrecadar 1.000 libras e acabou superando a marca de 30 milhões – ou mais de 220 milhões de reais.
A partir de sua ação e uma recomendação do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, Sir Tom Moore foi condecorado cavalheiro pela rainha Elizabeth II.
Em um comunicado, o Palácio de Buckingham lamentou a morte de Moore e informou que a rainha britânica também irá enviar uma mensagem privada de condolências à família dele.
Seus pensamentos – e os da família real – estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo.
O ministro da Saúde do país, Matt Hancock, também se pronunciou sobre o falecimento do capitão apontando que ele foi “um grande herói britânico” e que conseguiu mostrar “o melhor do Reino Unido”.
Continua após o tweet
The Queen is sending a private message of condolence to the family of Captain Sir Tom Moore.
Her Majesty very much enjoyed meeting Captain Sir Tom and his family at Windsor last year. Her thoughts and those of the Royal Family are with them. pic.twitter.com/nl1krvoUlW
— The Royal Family (@RoyalFamily) February 2, 2021
Reconhecimentos
Ao longo dos seus 100 anos de idade, Tom Moore foi homenageado diversas vezes. Além de receber o título de cavalheiro, o capitão já teve seu nome dado a um trem de alta velocidade, foi celebrado pela Royal Air Force, a aeronáutica britânica, e também foi nomeado membro honorário da equipe de críquete inglesa.
Moore lançou uma autobiografia e ajudou a fundar uma instituição de caridade. Ele também participou da gravação de uma nova versão para a canção “You’ll Never Walk Alone”, que se tornou a mais tocada no país, confira no vídeo abaixo.