Que o KISS é uma das maiores bandas da história do Rock and Roll é um fato incontestável. Ainda assim, fomos pegos de surpresa ao assistir a um vídeo de uma coletiva da banda falando sobre as melhores bandas de abertura nesses longos anos de carreira.
A pergunta foi feita por um fã durante um evento da SiriusXM, e o cara obteve primeiramente uma resposta de Gene Simmons:
Melhor apresentação, o AC/DC. Na primeira turnê deles. Uma banda que não prestava atenção… a gente compartilha da mesma filosofia: não importa o que qualquer outra banda esteja fazendo, seja verdadeiro a você mesmo. Eu já disse isso antes mas é mais verdadeiro agora do que nunca: um monte de gente se veste igual, age do mesmo jeito e faz as mesmas coisas. Rap, Country, há muita mesmice rolando.
De vez em quando, você vê uma banda como o AC/DC. Ninguém é como eles. Nós gostaríamos de pensar que somos únicos também; únicos no sentido de ter sua própria impressão digital, porque a mãe natureza sabe melhor do que todos, não há outra impressão digital como a nossa. E as bandas deveriam marchar no ritmo de seus próprios bateristas. Viu o que eu fiz? [aponta para Eric Singer e ri]
Em seguida, o baterista Eric Singer complementou falando da perspectiva de um fã, uma vez que só entrou na banda em 1991, como o terceiro baterista a fazer parte do grupo:
Eu acho que o Rush foi a melhor. Eu vi o Rush abrir para o KISS, eu achei que eles eram a banda de abertura mais legal. Especialmente naquela época. […] Era a turnê do ‘Fly by Night’, e o KISS… era o começo de 1975, e o KISS tinha lançado o ‘Hotter Than Hell’ e o Rush tinha acabado de pegar o Neil Peart e tinha o ‘Fly by Night’.
Por fim, Paul Stanley também dá uma terceira perspectiva, voltando a exaltar o Rush e o AC/DC mas citando outros nomes surreais que fizeram turnês abrindo para o KISS:
Eu acho que pra nós o Rush foi o mais empolgante, e nós meio que estamos saindo pela tangente aqui, quando nós tivemos eles tocando conosco pela primeira vez no Canadá, o John Rutsey ainda era o baterista. O primeiro era álbum foi tão… era o Humble Pie, era o [Led] Zeppelin, eles obviamente encontraram suas identidades e algo que eles queriam fazer mais pra frente, [mas] eles sempre foram ótimos.
O AC/DC, com o Bon [Scott]! Quando nós os tivemos na turnê, ótimos. O [Judas] Priest foi fenomenal, Bob Seger, sabe, a gente pode seguir nessa lista. O Bob Seger ganhou seu primeiro disco de ouro em turnê conosco. O Mellencamp — John ‘Cougar’ Mellencamp —, Tom Petty, a lista vai seguindo.
Que carreira, hein? É uma pena que a turnê End of the Road tenha sido interrompida pelo Coronavírus, mas torcemos muito para que ela possa ser retomada e finalize com chave de ouro essa trajetória espetacular do KISS. Você pode conferir essa fala dos membros na íntegra pelo vídeo abaixo.