Agora é oficial: Nova York legalizou o uso recreativo da maconha.
O governador do estado, Andrew Cuomo, assinou nesta terça-feira (30) um projeto de lei que autoriza o consumo. A conquista vem depois de muitas tentativas e, com isso, NY é 15° estado americano a legalizar a maconha.
A primeira parte do projeto de lei entra em vigor já nesta semana, já que os moradores do estado têm permissão para portar até 85 gramas da erva por lá e fumá-la em lugares autorizados. Nos próximos meses, a estrutura regulatória deste projeto será criada para beneficiar o mercado legal.
Com isso, diversas oportunidades de negócio serão criadas em Nova York, assim como em outros estados. Na Califórnia, por exemplo, é bem comum ver lojas especializadas na maconha, além de cafeterias e outros estabelecimentos.
Maconha em Nova York
Foi revelado, também, que 40% da receita das vendas será direcionado para comunidades afetadas pela guerra contras as drogas. Legal, hein?
Em comunicado, Cuomo declarou:
Este é um dia histórico em Nova York — um dia que corrige os erros do passado, põe fim às duras sentenças de prisão, abraça uma indústria que fará crescer a economia do Empire State [apelido do estado de NY] e prioriza as comunidades marginalizadas para que aquelas que mais sofreram sejam as primeiras a colher os benefícios.
Vai, NY!