James Hetfield admite que Metallica tocava covers por não acreditar em seu potencial

James Hetfield admitiu que, no início de sua carreira, o Metallica só tocava covers por não acreditar no potencial de seus integrantes como compositores.

James Hetfield, do Metallica
Foto via Shutterstock

As composições do Metallica são lendárias, consideradas por muitos como algumas das melhores da história da música pesada. Mas, acredite se quiser, o começo de carreira foi difícil para os músicos, que não acreditavam em seus próprios potenciais.

Em uma entrevista com Howard Stern em 2016, a banda foi questionada sobre as covers obscuras que fazia no início de carreira — algumas, aliás, chegaram até a serem gravadas e são tocadas até hoje em shows, como é o caso de “Am I Evil?”, do Diamond Head.

Publicidade
Publicidade

Na ocasião, o baterista Lars Ulrich contou como eles se aproveitavam da situação e deixavam os fãs acreditarem que essas faixas eram autorais:

Nós não contávamos pra ninguém que essas músicas não eram nossas. A gente só tocava. Aquele primeiro ano em Los Angeles, 1981 ou 82, a gente estava em LA tocando músicas de bandas obscuras da Europa que ninguém tinha ouvido antes — [e] a gente não dizia que essas músicas não eram nossas, mas a gente só subia e tocava.

Em seguida, James Hetfield complementa concordando com Stern quando ele questionava se eles faziam isso por não terem confiança nas escritas de suas músicas. Ele explica:

Bom, como todo mundo você é influenciado pelas coisas e isso forma o seu som, forma o que você gosta. E nós estávamos só fazendo uma homenagem a isso, sabe — mais tarde, com o ‘Garage [Inc.]’ e tal. Mas no começo, como o Lars estava dizendo, ninguém sabia que eram covers e nós as amávamos até chegar a hora de gravar a nossa demo. [risos]

A gente marcou um encontro com um ‘cara de gravadora, meu Deus!’. [Ficamos tipo] ‘Beleza, vamos nessa, vamos fazer uma demo. Bom, não podemos tocar essa música, essa música, essa música…’. [Ele dizia] ‘Como assim?’ E aí nós tínhamos aquelas [músicas] realmente longas, bem arrastadas e épicas e [ele perguntava] ‘O que aconteceu com todas as músicas curtas?’ Bom, eram covers. [risos]

Já pensou se eles tivessem desistido por ali? Que bom que não foi o caso e hoje temos uma das discografias mais interessantes do Metal pra ouvirmos quando quiser. Você pode ver essas falas pelo vídeo abaixo.

LEIA TAMBÉM: Veja show icônico do Metallica com covers Punk censurado pela MTV

Metallica falando sobre falta de confiança em composições

Sair da versão mobile