Burton C. Bell, ex-vocalista da icônica banda de Metal Industrial Fear Factory, tem opiniões polêmicas sobre o Linkin Park.
Questionado pela Metal Hammer (via The PRP) sobre a influência que sua própria banda teve com o lançamento do marcante Demanufacture em 1995, Burton citou as lendas do Nu Metal como um grupo que pegou inspiração mas não aprovou o que eles fizeram:
O ‘Demanufacture’ foi o álbum que fez o Fear Factory ser o Fear Factory. Foi o nosso momento de definição. Nos deu um som, e praticamente criou um novo gênero. Eu acho que muitas pessoas tentaram copiá-lo mas nunca conseguiram.
Bom, sabe, o Linkin Park fez uma versão mais aguada do ‘Demanufacture’. Eu não era fã. Eu respeito o que eles fizeram [em ‘Hybrid Theory’], mas pra mim soava como o ‘Demanufacture’ para crianças.
Vale ressaltar que o Linkin Park nunca chegou a citar o Fear Factory como influência. Aliás, segundo o que sabemos, a banda puxou elementos de nomes bem distantes do Metal — entre os mais citados estavam Depeche Mode, Stone Temple Pilots e The Smiths, com os Deftones e Guns N’ Roses sendo o mais próximo da música pesada que eles diziam ter influenciado em Hybrid Theory.
LEIA TAMBÉM: O dia em que a plateia do Linkin Park emocionou ao “substituir” Chester Bennington