O Nirvana está sendo processado por conta de uma camiseta que vendeu nos anos 90.
Jocelyn Susan Bundy abriu o processo contra a banda alegando que a peça exibia uma arte não autorizada de seu avô, C.W. Scott-Giles. O desenho apareceu também em canecas e outros itens do grupo.
A imagem mostra um mapa dos círculos do inferno, conforme descrito no livro de Dante Alighieri, A Divina Comédia. O documento aberto na justiça alega ainda que a Live Nation também usou a imagem sem permissão, chegando até a reivindicar os direitos autorais dela.
Apesar da camiseta ser de 1997, Bundy alega que a banda usou a imagem desde 1989. O processo diz (via Digital Music News):
Em documentos apresentados em duas outras ações de direitos autorais perante este tribunal, o réu Nirvana deu a entender que Kurt Cobain criou a ilustração ou, alternativamente, que a ilustração é de domínio público nos Estados Unidos.
O documento continua:
Pesquisas posteriores revelaram que alguns dos usos não autorizados da ilustração em mercadorias com a marca Nirvana datam de 1989. Pesquisas posteriores também revelaram que, ao longo dos anos, a banda e outras partes agindo em seu nome costumavam fazer falsas alegações de propriedade dos direitos autorais na ilustração, colocando avisos de direitos autorais falsos nos produtos infratores, substancialmente neste formato ‘© [Ano] Nirvana’.
Camiseta do Nirvana
Bundy teria descoberto o uso não autorizado em janeiro de 2021, quando decidiu mover a ação. Além do Nirvana, a Live Nation, Merch Traffic e Silva Artist Management também estão sendo processados.
Eita.