Em 08 de Maio de 1965, Bob Dylan filmou aquele que seria um dos primeiros clipes musicais da história.
Em um beco próximo ao Savoy Hotel em Londres, a lenda da música norte-americana se uniu ao diretor D. A. Pennebaker e apareceu segurando cartões com palavras e expressões presentes na letra de “Subterranean Homesick Blues”.
À medida que a canção ia se desenrolando, Dylan soltava os cartões e criava, assim, o primeiro lyric video da história e um verdadeiro “protótipo” dos videoclipes que se popularizariam décadas depois na MTV.
Bob Dylan e a História do Clipe de “Subterranean Homesick Blues”
Um dos vídeos mais conhecidos de todos os tempos, o clipe faz parte do filme Dont Look Back, um documentário a respeito de Bob Dylan.
Essa parte específica foi o segmento de abertura do premiado filme que, inclusive, foi selecionado pela Biblioteca do Congresso dos EUA para preservação devido à sua importância história como um grande retrato da música do país.
Mostrando um jovem Bob Dylan excursionando pela Inglaterra, a produção tem diversas passagens polêmicas que mostram um músico destemido, e conta com aparições de Joan Baez, Marianne Faithfull, Ginger Baker e empresários do protagonista como Albert Grossman e Bob Neuwirth.
Ao final das contas, tanto o clipe separado quanto o filme completos se tornaram ícones da música dos Anos 60 e você pode celebrar os 56 anos da gravação dessa belezinha apertando o play logo abaixo.
LEIA TAMBÉM: John Mayer e uma versão incrível desse clássico de Bob Dylan