Música

Brian May e a preocupação com Freddie Mercury que lhe fez odiar hit do Queen

Por incrível que pareça, um dos maiores hits do Queen era odiado por Brian May por um motivo muito específico que envolvia Freddie Mercury. Entenda!

Freddie Mercury, do Queen
Reprodução/YouTube

Sem dúvidas um dos maiores hits da história do Queen, a sensacional “Don’t Stop Me Now” provavelmente não teria sido lançada se dependesse de Brian May — e não era por desgostar da música em si, mas sim por uma preocupação com Freddie Mercury.

Em uma entrevista antiga com a Billboard, o guitarrista da lendária banda britânica afirmou que achava a canção “muito divertida”, mas não conseguia deixar de lado a sensação de que estava mexendo com o perigo. A promiscuidade de Freddy e o uso de drogas do vocalista, em especial com a questão da AIDS ficando em alta, eram as coisas que acendiam o alerta para Brian.

Publicidade
Publicidade

“Virou um hino para as pessoas que querem ser hedonistas”, ele comentou em outro papo, como conta a Smooth Radio. Ainda que ele admita que foi um “golpe de gênio” do cantor, não dá para negar que a preocupação de May tinha fundamento e a filosofia de vida de Mercury eventualmente lhe fez pagar uma conta cara.

Brian May, Freddie Mercury e “Don’t Stop Me Now”

A explicação mais completa da relação de Brian com a canção veio em uma entrevista com a Guitar Player (via GMA Entertainment) e atesta mais uma vez para a preocupação com o amigo, mas também para o reconhecimento de que se tratava de uma verdadeira obra de arte:

Eu realmente não gostava dela no começo. Eu não me sentia totalmente confortável com o que o Freddie estava cantando na época. Eu a achava um pouco irreverente demais tendo em vista os perigos da AIDS e tudo mais. Mas conforme o tempo passou, eu percebi que ela dava muita alegria às pessoas.

Eu tive que ceder. É uma ótima música — não há como contornar isso.

Apesar de não ter sido um grande sucesso comercial da banda, o single que esteve no disco Jazz (1978) se tornou um “fenômeno”, de acordo com Brian:

É um fenômeno, essa canção. Eu a vi ser tocada em todos os tipos de funções. Se tornou a música mais pedida em festas de despedida e despedidas de solteiro e casamentos e funerais — só porque ela traz alegria.

É incrível que todo mundo queira cantá-la [durante os shows]. Ao cantar conosco, [o público] expressa sua própria alegria e sua própria determinação em fazer o melhor que pode com suas vidas e seguir em frente e não ser derrubado pelas coisas.

É um tipo incrível de vida espiritual — é isso que essa música virou.

Realmente, isso é inegável! Aproveite então para tirar uns minutinhos e relembrar esse mega sucesso logo abaixo.

Sair da versão mobile