O conflito entre Israel e Palestina está fazendo com que suas populações procurem formas de mostrar ao mundo o quão delicada é a situação.
Um jovem rapper de Gaza viralizou nas redes sociais após publicar um vídeo rimando sobre a crise, usando a batida da faixa “Cleanin’ Out My Closet” de Eminem, enquanto mostra um local completamente destruído.
Contando com o apoio do produtor irlandês Garraí Mac, também conhecido como GMCBeats, MC Abdul, aos 12 anos de idade, fez um Rap sobre a violência que sua cidade vem sofrendo durante o combate. Na música, ele diz (via NME):
A Palestina tem sido ocupada há décadas, mas é um lar há séculos / Esta terra guarda gerações de memórias da minha família
[…] Vivendo com limitações, empurrada para baixo pela ocupação / Quero ver a dor, dar uma olhada no rosto das pessoas / Imagine ser expulso da única casa que você já conheceu / Estamos orando por nossas almas enquanto eles estão atacando nossas casas.
Rap do conflito na Faixa de Gaza e Cessar-Fogo
De acordo com a edição desta quinta-feira (20) do Jornal Hoje da TV Globo, o atual conflito já matou cerca de 232 pessoas em Gaza e 12 em Israel.
Para acompanhar o vídeo publicado em sua conta do Instagram, Abdul escreveu a seguinte mensagem:
A última semana foi particularmente dura no lugar onde moro, a Cidade de Gaza. Quero que o mundo saiba o que está acontecendo na Palestina. É a música que me faz continuar. Que todos fiquem bem. Tudo o que precisamos é paz.
O vídeo que foi disponibilizado no último sábado (15), já alcançou mais 4.6 milhões de visualizações e mais de 20 mil comentários.
O produtor palestino-americano DJ Khaled foi um dos artistas que compartilhou o vídeo do jovem rapper em suas redes sociais. Junto com o post ele escreveu:
Abençoe o mundo jovem Mc Abdul. Orando por amor e paz para o mundo e união. Orando por amor e paz pelo mundo inteiro, para todos amor e paz. Amor é a resposta.
Assista ao vídeo do Rap intitulado Palestine do MC Abdul abaixo.
Nas últimas horas, Israel e o grupo Hamas anunciaram um acordo de cessar-fogo que acabará, pelo menos por agora, com o conflito em Gaza.
LEIA TAMBÉM: Israelense, Gene Simmons assina carta que pede fim de “narrativa unilateral” sobre a Palestina