Com mais de 45 anos de carreira, o Iron Maiden tem um catálogo invejável e um trabalho pra lá de difícil na hora de montar os setlists de seus shows.
Justamente por isso, é impressionante que os britânicos já tenham tocado mais de dois terços de suas mais de 150 músicas lançadas até hoje. A Loudwire usou dados do setlist.fm para compilar essas apresentações e descobriu que, de tudo isso, só 44 das canções do Maiden (excluindo lados B e raridades) nunca foram apresentadas.
Vale ressaltar um fato que torna tudo isso mais absurdo: a cada novo disco, surgem novas canções que viram “obrigatórias” nas apresentações e, com isso, a possibilidade de inserir novidades na programação de uma noite fica ainda menor. Pensando dessa forma, é um feito e tanto que o Iron tenha conseguido tocar quase tudo!
Logo abaixo, você pode conferir quais são essas 44 faixas nunca executadas ao vivo e, quem sabe, em uma próxima turnê depois da pandemia a gente possa ver algumas estreias? Conta pra gente qual você gostaria de ver nas redes sociais!
Ah, e pra fechar, uma curiosidade adicional: as duas músicas menos tocadas — que apareceram apenas uma vez em setlists — são “The Loneliness of the Long Distance Runner” e “The Ides of March”. A primeira só foi tocada em um show de 1986 em Belgrado, na Sérvia, e a outra em performance de 1979 em Londres, na Inglaterra. Para efeito de comparação, a mais tocada é a própria “Iron Maiden”, que apareceu em 2259 (!) shows.
Músicas que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo
- The Soundhouse Tapes Demo (1979): todas foram tocadas
- Iron Maiden (1980): todas foram tocadas
- Killers (1981): “Prodigal Son”
- The Number of the Beast (1982): “Invaders”, “Gangland”
- Piece of Mind (1983): “Quest for Fire”, “Sun and Steel”
- Powerslave (1984): “Flash of the Blade”, “The Duellists”, “Back in the Village”
- Somewhere in Time (1986): “Deja Vu”, “Alexander the Great”
- Seventh Son of a Seventh Son (1988): “The Prophecy”, “Only the Good Die Young”
- No Prayer for the Dying (1990): “Fates Warning”, “Run Silent Run Deep”, “Mother Russia”
- Fear of the Dark (1992): “Fear Is the Key”, “Childhood’s End”, “The Fugitive”, “Chains of Misery”, “The Apparition”, “Judas Be My Guide”, “Weekend Warrior” — único disco com menos da metade tocado ao vivo
- The X Factor (1995): “Judgment of Heaven”, “Look for the Truth”, “2 A.M.”, “The Unbeliever”
- “Virus” (single de 1996)
- Virtual XI (1998): “Como Estais Amigos”
- Brave New World (2000): “The Nomad”, “The Thin Line Between Love and Hate”
- Dance of Death (2003): “Montségur”, “Gates of Tomorrow”, “New Frontier”, “Face in the Sand”, “Age of Innocence”
- A Matter of Life and Death (2006): todas foram tocadas
- The Final Frontier (2010): “Mother of Mercy”, “The Alchemist”, “Isle of Avalon”, “Starblind”, “The Man Who Would Be King”
- The Book of Souls (2015): “When the Rivers Run Deep”, “Shadows of the Valley”, “The Man of Sorrows”, “Empire of the Clouds”