Até o dia 20 de Junho acontece a 23ª edição do Festival Amazonas de Ópera. O evento desse ano é totalmente online e gratuito.
O festival conta com óperas e concertos gravados, recitais transmitidos ao vivo, webinars e masterclasses on-line, entre outras atrações.
A edição do ano passado precisou ser adiada por causa da pandemia. Nesse contexto, a produção deste ano se adaptou para melhor abarcar o cenário cultural atual. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, explica:
Esta edição não terá artistas internacionais e será totalmente dedicada aos compositores, músicos, intérpretes e técnicos brasileiros, de forma a valorizar estes profissionais neste tempo de crise.
O Festival Amazonas de Ópera conta com três estreias de óperas: “Três Minutos de Sol”, de Leonardo Martinelli; “O Corvo”, de Eduardo Frigatti; e “moto-contínuo”, de Piero Schlochauer — todas encomendadas especialmente para o Festival.
Os recitais serão apresentados em transmissões ao vivo, diretamente do Teatro Amazonas, nos dias 16 e 17 de junho, às 20h. No repertório estarão canções de Carlos Gomes, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Chiquinha Gonzaga, entre outros.
Os concertos, que são gravados com produções em Manaus e São Paulo, serão exibidos nos dias 11, 12, 14, 15, 18 e 19 de Junho, também às 20h. Eles contam com obras de Fernando Riederer, Laiana Oliveira, Tatiana Catanzaro, Vinicius Giusti, Paulina Luciuk e Willian Lentz.
Todas as apresentações do festival podem ser vistas através do Youtube e Facebook. A programação pode ser vista na íntegra no site oficial do evento.