Considerada uma das maiores revelações da música deste ano, Olivia Rodrigo recentemente viu sua faixa “Brutal” ser acusada de plágio.
A nova polêmica surge logo depois que a cantora Courtney Love ironizou as semelhanças entre uma sessão de fotos da jovem artista e a imagem de capa do disco Live Through This, de 1994, do seu finado grupo Hole, como te falamos aqui.
Agora, um internauta compartilhou em uma publicação já deletada do Twitter a notícia sobre a publicação afiada de Courtney e comentou que isso não era nada demais comparado aos elementos muito parecidos entre “Brutal”, primeira faixa do ótimo disco de estreia de Olivia, SOUR, e a música “Pump It Up”, de 1979, do icônico Elvis Costello (via Digital Music News).
Porém, o que o rapaz que fez a “acusação” não esperava era que o cantor veterano iria respondê-lo e, ainda por cima, levar a comparação entre as músicas numa boa, defendendo Olivia Rodrigo. Em um tweet, Elvis disse:
Por mim tudo bem, Billy. É assim que o rock and roll funciona. Você pega os pedaços quebrados de outra coisa e faz um brinquedo novo. Isso é o que eu fiz.
O cantor britânico ainda incluiu na resposta duas hashtags com nomes de músicas que podem servir de exemplo para o que ele comentou. Ele indicou “Subterranean Homesick Blues”, de Bob Dylan (1965), e “Too Much Monkey Business”, de Chuck Berry (1957).
Ouça as músicas de Elvis e Olivia abaixo e em seguida veja a resposta do cantor, que também compartilhou um mash-up entre as duas faixas.
This is fine by me, Billy.
It’s how rock and roll works. You take the broken pieces of another thrill and make a brand new toy. That’s what I did. #subterreaneanhomesickblues #toomuchmonkeybusiness— Elvis Costello (@ElvisCostello) June 28, 2021
Brutal It Up (@Olivia_Rodrigo x Elvis Costello) Pump It Up Mashup Remix @iWillBattle – https://t.co/BC4nDeQO22
— Elvis Costello (@ElvisCostello) June 30, 2021