Música

Há 24 anos, Neil Peart perdia a filha em acidente trágico que dava início às histórias de superação do maior baterista do mundo

Há exatos 24 anos, o lendário Neil Peart perdia a filha em um acidente trágico que deu início às histórias de superação de sua vida.

Neil Peart, baterista do Rush
Foto de Neil Peart via Shutterstock

Não faz muito tempo que perdemos o lendário Neil Peart, baterista do Rush, aos 67 anos de idade.

Além de sua genialidade musical, Peart mostrou muita força em relação à sua vida pessoal em momentos em que se abriu na mídia, revelando aspectos mais pesados de sua jornada. O mais marcante deles aconteceu nos anos 90, quando o baterista perdeu de forma trágica sua filha e esposa.

A partir de seus livros biográficos, Neil contou a história de sua vida e, principalmente, seu caminho para a superação. Partindo de um ponto muito baixo, onde havia decidido até se aposentar bem antes do tempo, o músico foi atrás do equilíbrio e de um recomeço.

Morte da primeira filha de Neil Peart

Há exatos 24 anos, em 10 de Agosto de 1997, logo após o fim da turnê de Test for Echo (1996) com o Rush, Neil Peart recebeu uma das piores notícias de sua vida.

Selena Taylor, à época sua primeira e única filha, tinha apenas 19 anos quando morreu em um acidente de carro no dia 10 de agosto daquele ano. A batida, que envolveu apenas o veículo da garota, aconteceu na cidade de Brighton, Ontario.

Seguido o luto da família, Jacqueline Taylor, parceira de Neil e mãe de Selena, foi acometida por um câncer. Conforme Peart descreveria anos depois em seu livro Ghost Rider: Travels on the Healing Road (2002), Jacqueline “se entregou” à doença por conta da morte da filha — ela morreu no dia 20 de junho de 1998.

Na obra, Neil revelou:

Seu coração estava partido. […] Foi um suicídio lento e apático. Ela não ligava mais.

Durante o funeral da esposa, Neil Peart chegou a falar para amigos mais próximos que se aposentaria da música, e isso quase aconteceu. O músico decidiu tirar um tempo fora do Rush e, para não sucumbir também à tristeza, fez uma longa viagem de moto. Suas viagens se tornariam costumeiras a partir dali e, entre 2002 e 2016, o baterista lançou seis livros para contar suas aventuras na estrada — e na vida.

O retorno

Em 2000, Neil Peart se casou novamente, dessa vez com a fotógrafa Carrie Nuttall, com quem teve uma filha em 2009.

Foi só em 2002 que Peart voltou à ativa de fato com o Rush, lançando o disco Vapor Trails naquele ano. Apesar de estar de volta, as coisas mudaram um pouco na vida pública do músico. A partir daquele ano, Neil e a banda decidiram que ele ficaria de fora da maioria das entrevistas e eventos promocionais do grupo. A decisão foi fundamental para o baterista, e significou também um perfil muito mais introspectivo.

Após Vapor Trails, o músico ainda lançaria os discos Snakes & Arrows (2007) e Clockwork Angels (2012) com o Rush.