Já se perguntou o que seu artista favorito pensa sobre o polêmico Nu Metal?
O estilo, que teve sua origem no começo dos anos 90 mas explodiu de fato no começo dos anos 2000, é tema de discussões até hoje. Dele, nasceram bandas como KoRn, Linkin Park, Slipknot, Limp Bizkit, entre outras.
Pensando nisso, a Loudwire fez um vídeo compilando as declarações de diversos artistas, de dentro e de fora do gênero e em vários momentos diferentes, sobre o estilo. O clipe já abre com Billie Joe Armstrong, do Green Day, mandando a seguinte:
Eu acho que esse lance do Metal com o Hip-Hop é uma merda completa. Eu não entendo, não quero entender e não me importo de não entender.
Do lado completamente oposto — e até inesperado —, Billy Corgan elogiou o movimento. O líder do Smashing Pumpkins disse:
Eu acho que é fantástico. Quanto mais pessoas explorando diferentes estilos de música… Não é só um impacto musical, mas também cultural.
Já Tom Morello resolveu levar a “culpa” pela criação do estilo. Em sua fala, o guitarrista do Rage Against the Machine pede desculpas, já que a banda teria plantado a semente da mistura do Rock com Rap.
Aprofundando um pouco mais seu argumento, porém, Morello cita um “buraco” na indústria que o próprio grupo deixou. Segundo ele, as gravadoras precisavam de outras bandas que soassem da mesma forma, mas que tratassem de assuntos mais populares e comerciais.
Morello, porém, também fez críticas aos temas abordados no Nu Metal. Segundo o guitarrista, as letras costumam ser misóginas e sem muita profundidade. Tom ainda diz que prefere manter o legado do RATM “limpo”.
Nos comentários, os internautas se dividiram entre concordar e discordar de algumas declarações. Um deles, porém, comentou o seguinte:
Independentemente de opinião, o Nu Metal foi a última vez que a música pesada esteve no mainstream e atingiu milhões de pessoas. Bandas como KoRn e Linkin Park foram a porta de entrada para músicas mais pesadas para incontáveis fãs.
Justo, hein? O vídeo ainda conta com nomes como Sebastian Bach, Corey Taylor, Chino Moreno e outros. Assista abaixo!