Se você é aquela pessoa apaixonada por montar playlists, pode saber que existe um mercado rentável e em expansão com um foco bem voltado pra esse talento. Se não sabe, então vem com a gente para entender o Music Branding.
Essa área é um braço do Marketing Sensorial, e uma baita ferramenta que conecta marcas e seus clientes através da música. Pra isso acontecer com sucesso, é necessário entender as particularidades e a personalidade da marca, assim como a mensagem que ela quer passar.
Entendendo Ideias, Estilos e Intenções
Como todo trabalho bem feito, antes de qualquer coisa é necessário conversar com todas as partes envolvidas para saber que tipo de ideias, sensações e climas estamos procurando quando criamos uma playlist.
Se a ideia é dar leveza ao ambiente, não faria muito sentido encher uma playlist com canções do Heavy Metal, não é mesmo?
Sendo assim, é necessário mapear a estética sonora de uma empresa e montar seu DNA sonoro. Depois fica mais fácil saber quais artistas, gêneros e moods devem fazer parte de sua trilha sonora. Não preciso nem dizer que você precisa conhecer bastante sobre música para executar essa tarefa, né?
Com seu Music Branding feito, a marca pode usar suas playlists em lojas, perfis nas redes sociais, eventos, ações e muito mais. É comprovado que uma boa trilha sonora estimula muito o consumo emocional, aumentando assim os resultados da empresa.
Playlist Como Profissão
E é aí que entram profissionais especializados que são contratados para conciliar a vontade das marcas e empresas em trabalharem com música e o resultado final que será ouvido pelos seus clientes.
Entre tantos profissionais da área aqui no Brasil, temos agências que trabalham com isso e já há alguns anos estão fazendo bonito no mercado.
Tecla Music Agency
A Tecla Music, parceira do Tenho Mais Discos Que Amigos!, é uma agência especializada em gestão sonora para marcas há mais de 14 anos. E é lá que esses profissionais em curadoria de playlists trabalham!
Além de vários clientes pelo mundo, ela também é um dos braços de curadoria do Spotify, criando playlists com as demandas de diversas marcas e empresas. Então, certamente você já ouviu alguma trilha criada por eles. Incrível, né?
Claro que não poderíamos ficar de fora, e convidamos a galera da Tecla para cuidar do nosso Music Branding no Spotify, e você pode ouvir as nossas playlists pensadas para tipos diferentes de amantes da música clicando aqui.
Saiba mais sobre a agência por aqui.