"Eles pediram": o dia em que o Nirvana bateu de frente com o maior programa de música da TV

Em 1991, o Nirvana foi obrigado a usar playback para se apresentar no programa "Top of the Pops". Agora, Dave Grohl falou sobre a situação hilária.

Dave Grohl, Nirvana, Top of the Pops, Smells Like Teen Spirit
Dave Grohl, Nirvana, Top of the Pops, Smells Like Teen Spirit

Dave Grohl relembrou uma das apresentações mais icônicas que o Nirvana fez para o hit “Smells Like Teen Spirit”.

Em um trecho de sua entrevista para o novo documentário When Nirvana Came to Britain, que trata da relação da banda com a Grã Bretanha, Grohl falou sobre a participação do grupo no Top of the Pops. O programa musical é considerado o maior da história no quesito

Acontece que, lá em 1991, quando eles convidaram a banda para se apresentar, uma das condições era que teriam que fazer playback. Kurt Cobain e companhia, é claro, não concordaram. Eles acabaram chegando a um meio termo, onde Kurt poderia cantar ao vivo, mas Grohl e Krist Novoselic teriam que fingir que estavam tocando.

É aí que vem o problema. Além dos instrumentistas não se esforçarem nem um pouco para “tocar”, Cobain ainda cantou a faixa em um tom completamente diferente, tirando um sarro do programa. No documentário, Grohl brinca:

Quer dizer, eles estavam pedindo por isso (risos).

Alex Weston, empresária de turnês do Nirvana no Reino Unido, também fala no documentário. Ela relembra assistir ao programa e pensar, “que merda é essa?”. Dave Grohl ainda termina ironizando o público presente:

A audiência tinha alguns fãs que sabiam o que fazer, mas a outra parte só estava tentando dançar com a canção.

Assista ao hilário trecho clicando aqui.

Nirvana e a inesquecível performance no Top of the Pops