O cantor e compositor mineiro Guto Brant, que assina artisticamente apenas como Guto, disponibilizou no YouTube o clipe feito para a faixa “Um Sopro”.
Produzido pelo DOIDERA.TV, o vídeo é uma animação criada por Vitor Meuren com ilustrações de Andrei Oliveira e conta com diversos easter eggs adicionados por Guto, que explica a obra:
Sinto que o vídeo traduz muito bem a narrativa da canção, desenhando (literalmente) a vida de ‘excesso e cansaço’ que ela denuncia, sem deixar de delinear de maneira sagaz o humor trágico que se esconde por trás dos versos.
Vitor explica que essa foi a “primeira experiência trabalhando com ilustração e animação juntos em algo profissional”, completando:
Até então o DOIDERA.TV era só um projeto pessoal sem grandes expectativas. Aceitamos [o convite] na hora, muito empolgados.
Já o ilustrador Andrei revela que a ideia da repetição de tarefas e do aprisionamento relacionado ao trabalho diário era algo necessário:
Estamos à deriva, presos em uma rotina preventiva e sem controle da situação. Enquanto isso, a gente bebe do suco de uma revolução que não acontece, mas se vende constantemente. Toda essa ideia da música fazia muito sentido para todos nós.
Guto Brant e o EP Pombália
“Um Sopro”, inclusive, denuncia a incompatibilidade da vida humana com a sua natureza essencial e está no segundo EP do artista, Pombália, lançado em Julho.
Ele explica que a música fala da “implacabilidade do tempo e nossa estúpida insistência em viver em função dos excessos”, servindo como uma autorreflexão e autocrítica “que evoca a onipresença do pensamento revolucionário em um cenário contraditório: estamos sedados mas raivosos”.
Veja o clipe, que foi exibido no MADRIFF (Madrid Indie Film Festival) recentemente, logo abaixo!