Pesado: matemático usa buracos negros para criar músicas assustadoras

O matemático e músico Valery Vermeulen criou um álbum audiovisual composto apenas por sonificação de dados coletados em buracos negros. Assista ao trailer.

Matemático cria álbum musical composto por dados de buraco negro
Reprodução / YouTube

“Supermassive Black Hole” que nada: surpreendendo os amantes da ciência e da música, um álbum audiovisual feito apenas pela sonificação de dados coletados de buracos negros será lançado em breve pelo Dr. Valery Vermeulen.

O projeto do matemático e músico recebeu o nome de Mikromedas AdS/CFT 001 e é composto por três faixas focadas na busca por uma teoria geral na física que possa unir a física quântica e a teoria geral da relatividade de Albert Einstein.

Em um comunicado reproduzido pela DJMag (via Radio Rock), Vermeulen falou sobre o projeto:

Com esta série, novas maneiras são exploradas para integrar vários novos paradigmas e fenômenos emergentes. Um papel central nesta série é fornecido pela astrofísica dos buracos negros e seus modelos de simulação numérica associados.

Ph.D em matemática pura e com mestrado em produção musical, Vermeulen já produziu outros trabalhos que envolvem arte e ciência, convertendo fluxos de dados de diferentes modelos de buracos negros em som e música através da sonificação de dados.

O álbum Mikromedas AdS/CFT 001 será lançado no dia 3 de Dezembro pela Ash International, que divulgou recentemente um trailer sobre o projeto incluindo um trecho do intrigante e assustador som que será apresentado ao público. Confira no player abaixo!

Música criada com dados de buracos negros