Petição com diretores de fotografia de Duna, Pantera Negra e mais pede fim do uso de armas em Hollywood

Um grupo de diretores de fotografia que trabalham em Hollywood assinou uma petição online para banir todas as armas reais dos sets após acidente em "Rust".

Alec Baldwin no set de filmagem de "Rust"
Reprodução/Instagram

Diante da tragédia no set de filmagens do longa Rust ocorrida no mês passado, que culminou com a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, diversos movimentos têm sido feito dentro de Hollywood para evitar acidentes fatais como este.

Nesta quarta-feira (3), um grupo de 200 diretores de fotografia que trabalham para a indústria americana assinou uma petição online com o propósito de “banir todas as armas de verdade dos sets”.

Publicidade
Publicidade

Alguns dos profissionais envolvidos com a campanha são Greig Fraser (“Duna”), Rachel Morrison (“Pantera Negra”), Ed Lachman (“Carol”), Mandy Walker (“Mulan”) e Alice Brooks (“Em um Bairro de Nova York”). Embora a iniciativa não seja amparada pela American Society of Cinematographers, o presidente da instituição, Stephen Lighthill, também assinou o documento.

A petição tem se espalhado pelas redes sociais e os colegas de profissão de Halyna publicaram um comunicado para defender a iniciativa (via Deadline):

Nós nos comprometemos a não mais nos colocarmos e também as nossas equipes nestas situações letais desnecessárias. Nós temos alternativas seguras em VFX (efeitos visuais) e armas não funcionais. Nós não vamos esperar a indústria mudar. Nós temos o dever de promover nós mesmos essa mudança efetiva dentro da indústria.

A nota termina dizendo que eles “não deixarão que a morte de Hutchins tenha sido em vão” e que eles esperam “ações imediatas pela nossa liderança, dos nossos produtores e dos nossos legisladores para efetivamente unificar as mudanças em nosso benefício”.

Campanha necessária, não é mesmo?

Filmagens de Rust estão oficialmente suspensas

Alguns dias atrás, Alec Baldwin – responsável pelo disparo que tirou a vida de Halyna – anunciou que as filmagens no set de Rust foram suspensas. Uma nova carta foi liberada pela produção do longa revelando que eles “tomaram a decisão de interromper as atividades no set até que pelo menos as investigações estejam concluídas”.

Rust aborda — ou abordaria — a vida do fora-da-lei Harland Rust (Alec Baldwin), que está fugindo das autoridades e de um caçador de recompensas depois de ter ajudado seu neto a escapar da prisão.

Segundo um comunicado à imprensa publicado em 6 de Outubro pelo New Mexico Film Office, as filmagens de Rust estavam previstas para acontecer de Outubro ao início de Novembro.

LEIA TAMBÉM: “Era minha amiga”: Alec Baldwin desabafa sobre morte em set após assédio de paparazzi

Sair da versão mobile