No último ano, a banda paulista de metal/hardcore Institution apresentou ao mundo o fantástico Ruptura do Visível. O álbum, que traz letras em português, aborda o desenvolvimento de uma consciência crítica e o rompimento de práticas sociais opressoras.
Agora, quase um ano e meio após o lançamento do registro, o grupo liberou a inédita “Espectador Inconsciente“, uma música b-side gravada nas sessões do aclamado disco.
O single foi produzido por Rodolfo Duarte e Muriel Curi, mixado por Fernando Sanches e masterizado por Brad Boatright. A arte que acompanha a novidade é assinada por Antonio Augusto. Trata-se de uma colagem com base na arte original do álbum, de Gustavo Magalhães.
Vaine
“Falo de mim ao mesmo tempo em que falo da vivência do outro”, explica o rapper paulistano Vaine sobre o single “O Dia Nasce e Morre Aqui“, lançado nas últimas semanas.
O artista é um sujeito naturalmente calado, mas que encara a música como uma possibilidade de conversa. Segundo Vaine, a força e o sentido do seu trabalho vêm das experiências cotidianas:
É daí que surge a conexão com quem me escuta. Falo de questões sensíveis, sociais, raciais e políticas, numa roupagem leve e espontânea. Me esforço pra abandonar o tom professoral, de quem sabe tudo e quer traçar um panorama da situação. Eu falo do que sinto e preciso colocar pra fora.
Produzido por XavBeatz, o novo single de Vaine conta com a participação da cantora e compositora Uiara e antecipa o álbum de estreia do rapper, Colibri, previsto para Novembro deste ano.
eliminadorzinho
Formada em São Paulo por Gabriel Eliott (Voz e Guitarra), João Pedro Haddad (Baixo) e Tiago Souto Schützer (Bateria), a banda de rock alternativo eliminadorzinho acaba de lançar o seu álbum de estreia, Rock Jr..
O disco, que chega em parceria com o selo e produtora Cavaca Records, retrata e dá continuidade aos caminhos percorridos pelo trio nos seus primeiros 5 anos de banda. Para colaborar musicalmente nessa análise, o grupo contou com o produtor e amigo Luden Viana (E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante).
Rock Jr. venera, com criatividade e bom humor, influências que vão do punk ao indie, passando sempre pelo rock e shoegaze com apelo pop. O trabalho reúne nove canções que têm em comum algo que vai além da sonoridade: falam sobre a bagunça do começo da vida adulta. Em tom confessional, refletem sobre romances, amizades, convivência, tempo e rotina.
Deltas
Em seu novo single, o grupo luso-brasileiro de música instrumental Deltas aposta na fusão da world music com elementos regionais brasileiros. A faixa, intitulada “Loyo“, já se encontra nas principais plataformas digitais, via selo Estelita.
A música chega pra mostrar a riqueza da diversidade cultural e aponta o caminho do segundo disco da banda, Deltas II, que chegará em breve sob assinatura da Groovin Produções. Sobre a composição e o nome do single, o guitarrista Dirceu Melo explica:
A principal figura harmônica e musical do tema foi criada por Hugo Osga, enquanto praticava com seu instrumento (a sanfona portuguesa, conhecida mundialmente como Hurdy Gurdy) no quarto de um hotel durante uma digressão. O hotel se chamava LOYO e daí de onde veio o nome.
Para a construção do tema, somaram-se o violino de Miguel Berkemeier e a guitarra elétrica de Dirceu. Tudo aparece muito bem costurado pela cozinha segura de Carlos Garrote no contrabaixo e Rogério Pitomba na bateria.
Os Roucos
O trio Os Roucos fez sua estreia em 2020, com Noel Rouco (guitarra e voz), Rodrigo Luminatti (baixo e voz) e Guto Gonzalez (bateria). O grupo segue firme em suas produções e lançou recentemente o seu terceiro single, “Movimento Contínuo“.
A faixa fará parte do álbum de estreia da banda, previsto para o primeiro trimestre de 2022, e carrega influências do rock nacional e do post punk dos anos 80, além do rock alternativo brasileiro dos anos 2000.
A música foi produzida e masterizada pelo baterista Guto Gonzalez no estúdio Canto da Coruja e recebeu um videoclipe, dirigido por Raul Machado e Yuri Alexei, que mistura diversas referências dos anos 70 e 80, como os filmes “Warriors – Os Selvagens da Noite” e “Laranja Mecânica”.