Música

Robbie Shakespeare, lenda do Reggae e do Sly & Robbie, morre aos 68 anos

Fundador da dupla Sly & Robbie e lenda do Reggae, Robbie Shakespeare faleceu nesta quarta-feira (8) aos 68 anos após uma cirurgia nos rins.

Robbie Shakespeare
Crédito: reprodução

O lendário baixista e produtor Robbie Shakespeare, que integrou o grupo Sly & Robbie, faleceu nesta quarta-feira (8) aos 68 anos.

De acordo com o jornal jamaicano The Gleaner (via BrooklynVegan), um amigo próximo do músico confirmou sua morte e disse que Shakespeare estava doente há um tempo. Por isso, havia feito recentemente uma cirurgia nos rins em um hospital na Flórida (EUA), onde se recuperava.

Publicidade
Publicidade

Em sua carreira, o artista trabalhou ao lado de grandes nomes como Peter Tosh, Bunny Wailer, Shabba Ranks, Ini Kamoze, Chaka Demus, Yellowman, U-Roy Black Uhuru, além de ter feito parcerias históricas com ícones do universo da música como Bob Dylan, The Rolling Stones, Grace Jones, Cyndi Lauper, Joe Cocker, Sting e Sinead O’Connor.

Após a notícia, ele foi relembrado e homenageado por nomes como Questlove Michael Rose (Black Uhuru).

Robbie Shakespeare

Nascido em Kingston, capital da Jamaica, Robbie Shakespeare cresceu em uma família cheia de músicos e foi iniciado no baixo ainda criança ao se tornar aluno de Aston “Family Man” Barrett.

Em meados dos anos 1970, Shakespeare conheceu o baterista e parceiro musical de longa data Sly Dunbar e formou a Sly & Robbie, pioneira em introduzir elementos eletrônicos no Reggae. Não à toa, foi eleito o 17º melhor baixista de todos os tempos na lista da revista Rolling Stone dos EUA.

Que descanse em paz!

LEIA TAMBÉM: “É o sentimento”: Bob Marley e uma entrevista histórica sobre o segredo do Reggae

Sair da versão mobile