Tem gente que literalmente vive pela música e, aparentemente, Michael Nesmith era um exemplo disso.
O integrantes dos Monkees se despediu dos palcos no dia 14 de Novembro e acaba de falecer aos 78 anos de idade — pouco menos de um mês depois de cantar pela última vez ao lado de Micky Dolenz, que agora é o único membro sobrevivente da banda. Os outros integrantes originais, Davy Jones e Peter Tork, faleceram respectivamente em 2012 e 2019.
A notícia da passagem de Nesmith foi dada por sua própria família em um comunicado à imprensa:
Com Amor Infinito nós anunciamos que Michael Nesmith faleceu nesta manhã em sua casa, cercado pela família, pacificamente e de causas naturais.
O empresário do grupo, Andrew Sandoval, também falou sobre a morte de Michael em uma postagem nas redes sociais:
É com profunda tristeza que eu marco a passagem de Michael Nesmith. Nós dividimos muitas viagens e projetos juntos através de 30 anos, que culminaram com a turnê de despedida dos Monkees finalizada apenas algumas semanas atrás.
Essa turnê foi uma bênção para tantos. E no fim eu sei que o Michael estava em paz com seu legado que incluiu composições, produções, atuações, direções e muitas ideias e conceitos inovadores. Eu tenho certeza de que o brilho que ele capturou vai ressoar e oferecer o amor e a luz em direção aos quais ele sempre se moveu.
‘Nez’ expressava a maior parte de sua existência através de sua voz. E você não conseguiria chegar mais perto dele do que conhecendo seu trabalho. Que todos aqueles que o amavam sintam o conforto dele neste momento — só ouçam e ele estará ali pra vocês.
Que descanse em paz.
Michael Nesmith e os Monkees
Os Monkees surgiram lá nos anos 60, se tornando virtualmente o único grupo a rivalizar com a Beatlemania através de suas exibições na TV. O sucesso na telinha foi tanto que a banda começou a tomar os palcos, mas teve um hiato já em 1970.
Entre os maiores sucessos da banda, que teve Nesmith como guitarrista e compositor durante vários anos, estão “I’m a Believer”, “Daydream Believer”, “Me & Magdalena” e “Last Train to Clarksville” — todos grandes clássicos que certamente ficam eternizados na história da música.
Você pode conferir mais detalhes sobre o último show dos Monkees clicando aqui.
It is with deep sadness that I mark the passing of Michael Nesmith. We shared many travels and projects together over the course of 30 years, which culminated in a Monkees farewell tour that wrapped up only a few weeks ago. pic.twitter.com/6aGfWWq0HN
— Andrew Sandoval (@cometothesun) December 10, 2021