Cultura

Indústria da música se une em promessa de zerar emissões de carbono até 2050

Algumas das maiores gravadoras do mundo fizeram acordo para redução de danos do setor no que diz respeito aos impactos ambientais e a emissão de poluentes.

Indústria da música se une em promessa de zerar emissões de carbono até 2050

Algumas das maiores gravadoras do mundo se uniram em prol de uma ótima causa: reduzir o impacto ambiental da indústria fonográfica.

De acordo com o jornal The Guardian, o trio Sony Music Entertainment, Universal Music Group e Warner Music Group fez acordo com companhias independentes como a Beggars Group, Secretly Group, Warp, Ninja Tune e outras para cuidar das mudanças climáticas e diminuir os danos ao meio ambiente que o setor provoca.

Chamado Music Climate Pact, o pacto tem por objetivo acelerar os esforços para garantir zero emissões de carbono em toda a indústria musical ao redor do mundo.

Dentre as obrigações que a gravadoras se comprometeram a cumprir, está a adoção de dois esquemas distintos de descarbonização. O primeiro processo é a iniciativa Science Based Targets (SBTi); o segundo trata da campanha Race to Zero, apoiada pela ONU.

Indústria da música com zero emissão de carbono

Com tais medidas, acredita-se que os signatários reduzirão totalmente os danos na camada de ozônio até 2050, atingindo 50% já em 2030.

Com base nos termos do acordo, também é necessário o compartilhamento de dados, ideias e recursos, além de fornecer ajuda para que os artistas possam falar sobre as questões climáticas e abrir um canal de comunicação com os fãs sobre como a indústria da música impacta o meio ambiente.

As gravadoras ainda devem trabalhar junto a serviços de streaming, como o Spotify, para “obter dados e desenvolver projetos colaborativos para reduzir as emissões de poluentes”.

O chefe executivo do Beggars Group, Paul Redding, disse que os signatários precisam “estar na mesma direção dos tópicos de sustentabilidade” para “carregar o mesmo trabalho, da mesma maneira, ao mesmo tempo”.

Excelente proposta, hein?!

Coldplay já havia se comprometido com a causa ambiental

Em Outubro, o Coldplay deu um passo pioneiro ao anunciar que sua próxima turnê será um projeto essencialmente sustentável e contará com ações práticas e detalhadas, como plantar uma árvore a cada ingresso vendido.

Chris Martin e outros integrantes passaram os últimos dois anos consultando especialistas ambientais para buscar soluções e assim tornar seus shows mais ecológicos. Que sirvam de exemplo!

LEIA TAMBÉM: Moby diz que receita para salvar meio ambiente é “parar de eleger políticos como Bolsonaro”