bell hooks, influente ativista e escritora feminista, morre aos 69 anos de idade

Autora de livros como "O feminismo é para todo mundo", bell hooks morreu aos 69 anos de idade, de acordo com comunicado da família.

bell hooks
Foto: Wikimedia Commons

Morreu aos 69 anos de idade, nesta quarta-feira (15), bell hooks, escritora e ativista americana.

O comunicado de sua família diz: “A autora, professora, crítica e feminista fez sua transição cedo, de casa, rodeada de familiares e amigos” (via G1). Ainda de acordo com sua sobrinha, Ebony Motley, bell estava doente e na presença de amigos e familiares quando faleceu.

Publicidade
Publicidade

Ao longo da carreira, ela escreveu mais de 40 livros, publicados em 15 idiomas diferentes, sobre temas como feminismo, racismo, cultura, política, papéis de gênero, amor e espiritualidade.

bell hooks

Nascida Gloria Jean Watkins em setembro de 1952, no estado americano de Kentucky, a autora publicou seu primeiro livro de poemas em 1978, chamado And There We Wept.

Em seu catálogo, bell se consagrou com títulos como Olhares negros: raça e representação, Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade e O feminismo é para todo mundo.

Ela foi, inclusive, citada em duas músicas diferentes do rapper brasileiro Djonga, como lembrou a Genius Brasil em postagem homenageando a autora. Você pode conferir a publicação logo abaixo.

Que descanse em paz!

Sair da versão mobile