Que notícia boa! 2021 trouxe os melhores números nas vendas de discos de vinil dos últimos 30 anos, ao menos no Reino Unido.
Mesmo com atrasos e outros problemas referentes à produção, foram vendidos mais de cinco milhões de LPs neste ano, um aumento de 8% se comparado com 2020. Além disso, esse já é o 14° ano consecutivo com um aumento na venda do formato — da venda total de discos em 2021, 23% foi apenas do vinil.
As informações são da British Phonographic Industry (BPI) (via NME). Até agora, o álbum mais vendido em vinil foi Voyage, disco de retorno do ABBA. Logo em seguida vem 30, de Adele, e Seventeen Going Under, de Sam Fender.
Geoff Taylor, executivo-chefe do BPI, falou sobre o período em declaração à imprensa:
É um ótimo momento para ser fã de música, com uma escolha mais ampla do que nunca, apoiada por um grande valor. Graças ao investimento das gravadoras em novas músicas e talentos, os fãs podem comprar e colecionar as músicas que mais amam em vinil, CD e até fita cassete, enquanto também têm acesso a mais de 70 milhões de músicas [no streaming], o que por sua vez permite que uma nova geração de artistas crie música e sustente carreiras de sucesso em um mercado global.
Bom demais, né?
Discos de vinil
Mais cedo neste ano, um estudo mostrou que a Geração Z compra mais discos de vinil do que os Millennials. Saiba mais por aqui.