Burke Shelley, membro fundador do influente Budgie, morre aos 71 anos

Importante nome do início do Heavy Metal, Burke Shelley, fundador da lendária banda galesa Budgie, faleceu aos 71 anos de idade. Saiba mais.

Burke Shelley, do Budgie
Foto via Wikimedia Commons

Burke Shelley, membro fundador da influente banda galesa Budgie, faleceu aos 71 anos de idade na noite da última segunda-feira (10).

A notícia foi confirmada na página de fãs de Budgie no Facebook por sua filha, Ela Shelley. A causa da morte não foi divulgada. No comunicado, ela disse:

É com grande tristeza que anuncio a morte de meu pai, John Burke Shelley. Ele faleceu esta noite enquanto dormia no Heath Hospital em Cardiff, sua cidade natal. Ele tinha 71 anos.

Publicidade
Publicidade

As homenagens já começaram a tomar conta das redes sociais e quem se pronunciou, por exemplo, foi Lars Ulrich, baterista do Metallica. Em um story de sua conta no Instagram, ele compartilhou uma foto do artista e escreveu:

Obrigado Burke por tudo que você fez pela música pesada e muito apreço do maior nível por coescrever e criar duas músicas que o Metallica teve a honra de gravar ao longo dos anos, ‘Breadfan’ e ‘Crash Course In Brain Surgery’.

Que Burke Shelley descanse em paz.

Budgie

Em 1967, Shelley formou a lendária banda Budgie ao lado do baterista Ray Phillips e dos guitarristas Kevin Newton e Brian Goddard, que após pouco tempo desistiram de seguir com a banda e abriram espaço para a entrada de Tony Bourge. Ele, então, assumiu a guitarra e ainda apoiou Shelley nas composições até deixar a banda em 1978.

Em suas músicas, o grupo misturava Blues e Rock de uma maneira pesada, ajudando a abrir caminho para o Heavy Metal ao lado de nomes como Black Sabbath e Led Zeppelin.

Apesar de possuir trabalhos de peso, o Budgie não recebeu o devido reconhecimento do público. Porém, importantes nomes do Rock e do Metal como Van Halen, Iron Maiden, Megadeth, Soundgarden e o próprio Metallica sempre deixaram clara a influência da bande de Burke Shelley em suas carreiras.

Inclusive, todos eles gravaram cover de músicas do Budgie. As mais famosas acabaram sendo realmente as versões do Metallica para “Breadfan” e “Crash Course In Brain Surgery” na década de 80, que resultaram em um salto significativo na carreira e na renda de royalties do Budgie, apresentando-os a uma nova geração de fãs.

Burke Shelley

Ao longo dos anos, Shelley passou a reforçar sua devoção ao cristianismo e, enquanto diversas bandas citavam o Budgie como inspiração, o músico passou a detestar os tons satânicos do metal.

Em 2010, Burke foi hospitalizado com um aneurisma da aorta e precisou passar por uma cirurgia altamente invasiva que prejudicou suas cordas vocais. Além disso, ele sofreu durante anos com a Síndrome de Stickler, uma condição congênita que prejudica a produção de colágeno pelo corpo.

O Budgie lançou seu último álbum, You’re All Living In Cuckooland, em 2006. Em 2010, a banda decidiu encerrar suas atividades.

Já em 2019, após surgirem notícias de que Shelley havia desenvolvido outro aneurisma maior, os veículos informaram que o músico estava se recusando a fazer uma cirurgia que pudesse ajudar sua condição crítica. No ano seguinte, ele refletiu sobre sua mortalidade, afirmando: “não tenho medo de morrer.”

Obrigado por tudo, Burke!

Sair da versão mobile