Não é de hoje que o Ghost tem diversas referências ao ocultismo em suas mais diversas formas. Ao anunciar o novo disco Impera, no entanto, a banda liderada por Tobias Forge realmente abraçou essa estética e aproveitou para homenagear Aleister Crowley, um dos nomes mais proeminentes do ocultismo.
A capa divulgada pela banda mostra uma imagem do novo Papa Emeritus construída a partir de fios e fazendo uma pose que é associada a Crowley e seu conceito da Noite de Pan, também conhecida como N.O.X., um “estado místico que representa a fase de ‘morte do ego’ no processo de realização espiritual”.
Essa ideia surge através do deus grego Pan, que é comumente associado à natureza e ao desejo, além do “poder gerador masculino”. Por isso, ele é enxergado dentro da Thelema como a entidade que dá e tira a vida, estando ligado a um estado de transcendência de limitações e unificação com o Universo.
A pose em questão é bastante conhecida dentro dos círculos ocultistas, que logo perceberam a homenagem do Ghost. Curtiu?
Aleister Crowley
Em tempo, Aleister Crowley é, sim, o mesmo ícone ocultista que inspirou o hit “Mr. Crowley”, de Ozzy Osbourne.
Vale ressaltar, no entanto, que a canção de Ozzy está longe de ser uma homenagem e se distancia bastante da homenagem do Ghost. Por lá, o lendário vocalista canta frases como “O seu estilo de vida parecia tão trágico pra mim / Com a emoção de tudo / Você enganou todas as pessoas com magia”.
Novo disco do Ghost
Além de anunciar Impera, que chega em 11 de Março e cujo tracklist você confere ao final da matéria, o Ghost também divulgou o novo single “Call Me Little Sunshine” como prévia. Assim como seu antecessor “Hunter’s Moon”, o som tem uma pegada mais próxima do Hard Rock e se distancia um pouco do Metal que consagrou o grupo.
Veja o clipe a seguir.
Tracklist de Impera
- Imperium
- Kaisarion
- Spillways
- Call Me Little Sunshine
- Hunter’s Moon
- Watcher in the Sky
- Dominion
- Twenties
- Darkness at the Heart of My Love
- Grift Wood
- Bite of Passage
- Respite on the Spital Fields