Taylor Swift ficou decepcionada e irritada com Damon Albarn após o cantor declarar em uma entrevista que ela “não escreve suas próprias músicas”.
Nesta segunda-feira (24), a artista reagiu à fala do vocalista do Blur e do Gorillaz, que durante uma entrevista ao Los Angeles Times deu a entender que os artistas modernos estão contando com “o som e a atitude” de sua música para se tornarem populares.
Segundo a Billboard, no momento em que o escritor Mikael Wood sugeriu que Swift não se encaixa nesse perfil de artista, já que ela é uma “excelente compositora”, Albarn discordou, apontando que “ela não escreve suas próprias músicas”.
Wood foi contra a afirmação do músico e disse que Taylor escreve suas músicas — às vezes com co-autores. Porém, Albarn bateu o pé e ainda afirmou que “isso não conta”. Ele declarou:
Eu sei o que é co-escrever. Co-escrever é muito diferente de escrever. Não estou odiando ninguém, só estou dizendo que há uma grande diferença entre um compositor e um compositor que co-escreve. Não significa que o resultado não pode ser realmente ótimo. E alguns dos maiores cantores — digo, Ella Fitzgerald nunca escreveu uma música em sua vida. Quando eu canto, eu tenho que fechar meus olhos e apenas estar lá. Suponho que sou mais tradicional nesse sentido.
Na entrevista, Damon ainda disse que Billie Eilish é “excepcional”, ignorando o fato de que ela co-escreve diversas de suas músicas com o irmão FINNEAS.
Taylor Swift se manifesta e amigos defendem a cantora
O comentário de Damon Albarn não agradou Taylor e alguns amigos famosos da artista. Através de sua conta do Twitter, a cantora se defendeu da afirmação, dizendo:
Damon Albarn, eu era uma grande fã sua até ver isso. Eu escrevo TODAS as minhas próprias músicas. Sua acusação é completamente falsa e TÃO prejudicial. Você não precisa gostar das minhas músicas, mas é muito fodido tentar desacreditar minhas composições. UAU.
Ironicamente, Taylor ainda respondeu sua própria publicação dizendo:
PS eu escrevi este tweet sozinha caso você esteja se perguntando.
Não demorou muito para que o próprio Damon se desculpasse com a cantora, tentando se defender e afirmando que havia sido mal interpretado. Utilizando seu Twitter, o músico respondeu o comentário de Swift:
Eu concordo totalmente com você. Tive uma conversa sobre composição e infelizmente foi reduzida a clickbait. Peço desculpas incondicionalmente. A última coisa que eu gostaria de fazer é desacreditar suas composições. Espero que entenda.
Quanto a isso, a internet prontamente pegou a frase de Albarn em seu contexto completo e pediu para que o vocalista não tentasse se desviar da situação, já que sua fala foi exatamente como reportado pela imprensa internacional.
Aaron Dessner (The National), Jack Antonoff e mais respondem
Além de Taylor, outras pessoas se manifestaram sobre a situação. Colaboradores em folklore e evermore, Jack Antonoff e Aaron Dessner (The National) também foram até o Twitter expor suas opiniões sobre a afirmação de Damon.
Antonoff declarou:
Eu nunca conheci Damon Albarn e ele nunca esteve no meu estúdio, mas aparentemente ele sabe mais do que o resto de nós sobre todas aquelas músicas que Taylor escreve e traz.
Já Dessner refletiu sobre o trabalho de Taylor, dizendo:
Não sei por que você, Damon Albarn, tentaria desacreditar a brilhante composição de Taylor, mas como alguém que pôde apertar o botão de gravar perto dela… suas declarações não poderiam estar mais longe da verdade… você obviamente não tem nenhuma noção sobre a escrita e o processo de trabalho dela.
Diversos outros perfis, incluindo Maisie Peters e Richard Marx e até mesmo a conta oficial do Empire State Building compartilharam palavras de apoio à Taylor, como você pode conferir abaixo.
Até o momento, Taylor Swift não respondeu ao pedido de desculpas de Damon. Já o cantor brincou com a situação em um show na noite de segunda-feira, dizendo que foi “jogado para o abismo das redes sociais” pelo jornalista e assumindo que teve um comportamento “um pouco saudosista”.
I totally agree with you. i had a conversation about songwriting and sadly it was reduced to clickbait. I apologise unreservedly and unconditionally. The last thing I would want to do is discredit your songwriting. I hope you understand. – Damon
— Damon Albarn (@Damonalbarn) January 24, 2022
i’ve never met damon albarn and he’s never been to my studio but apparently he knows more than the rest of us about all those songs taylor writes and brings in. herb.
— jackantonoff (@jackantonoff) January 24, 2022
Not sure why you @Damonalbarn would try to discredit Taylor's brilliant songwriting but as someone who has gotten to press record around her …your statements couldn't be further from the truth…you're obviously completely clueless as to her actual writing and work process
— Aaron Dessner (@aaron_dessner) January 24, 2022
taylor swift could write song 2 but damon albarn could never write all too well 10 minute version
— maisie peters (@maisiehpeters) January 24, 2022
Hey @Damonalbarn everyone is free to express their opinions, but also open to being called out. @taylorswift13 has written many songs ALONE. Billie co-writes all her songs. They’re both very talented. And we already have talentless critics bashing artists, so please STFU. https://t.co/HBizLQOY8C
— Richard Marx (@richardmarx) January 24, 2022
No one does it better than you
— Empire State Building (@EmpireStateBldg) January 24, 2022
YES. @taylorswift13 1,000,000% writes her own songs. And she's one of the best songwriters of our time. https://t.co/HOA1O4d6Ci
— Nathan Chapman (@PainInTheArt) January 24, 2022