O filme Clube da Luta, um clássico entre as produções cinematográficas, teve seu final alterado na China.
De acordo com a NME, a plataforma de streaming Tencent Video está exibindo na China uma versão diferente do famoso filme de David Fincher de 1999, que busca fazer uma crítica à cultura consumista.
A cena de encerramento do filme original, que mostra diversos prédios sendo destruídos, foi substituída por uma tela preta e uma legenda que diz:
A polícia descobriu rapidamente o plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso a explosão da bomba.
O serviço de streaming ainda não se pronunciou sobre a mudança, mas acredita-se que a alteração tenha ocorrido por conta das regras restritivas de censura impostas na China.
Clube da Luta tem final alterado na China
Clube da Luta apresenta ao público a história de um homem deprimido com insônia (Ed Norton) que conhece um vendedor de sabonetes chamado Tyler Durden (Brad Pitt). O protagonista passa a morar na casa de péssimas condições de Tyler depois que seu apartamento é destruído.
Juntos, eles decidem formar um clube clandestino com regras rígidas e começam a lutar contra outros homens que estão desiludidos com suas vidas.
Na versão original, o Narrador vivido por Edward Norton mata seu alter-ego imaginário, Tyler, e em seguida assiste a bombas sendo detonadas, derrubando diversos prédios. Já na produção exibida na China, a legenda final ainda indica que o Narrador foi enviado para um “sistema de lunáticos” para receber tratamento psicológico.
A alteração foi criticada por muitos fãs do filme. Um deles declarou em sua conta do Twitter:
A primeira regra do Clube da Luta na China? Não mencione o final original. A segunda regra do Clube da Luta na China? Mude para que a polícia vença.
Em tempo, na semana passada, o icônico ator Meat Loaf, que teve um papel marcante no Clube da Luta, nos deixou aos 74 anos de idade. Você pode saber mais sobre isso por aqui.