Peter Dinklage, ator que ganhou fama por seu papel como Tyrion Lannister em Game of Thrones, tem duras palavras sobre a ideia da Disney de fazer um live action de Branca de Neve e os Sete Anões.
O longa foi anunciado há algum tempo e revelou Rachel Zegler (West Side Story) para o papel principal, gerando elogios por escalar uma atriz parcialmente colombiana. No entanto, para Dinklage, isso explicita uma “hipocrisia” da gigante do entretenimento, já que a obra original usa os anões de forma caricata (via Consequence):
Há muita hipocrisia acontecendo. Literalmente sem querer ofender ninguém, mas eu fiquei um pouco assustado quando eles ficaram super orgulhosos de escalar uma atriz latina como a Branca de Neve. Você ainda está contando a história da Branca de Neve e os Sete Anões. Dê um passo pra trás e olhe o que você está fazendo ali. Não faz sentido pra mim.
Você é progressista de uma forma mas aí você ainda está fazendo [um filme daquela] história retrógrada pra caralho sobre sete anões morando em uma caverna juntos. Que porra vocês estão fazendo, cara? Eu não fiz nada para avançar a causa do alto do meu privilégio? […] Todo o amor e respeito à atriz e a todas as pessoas que pensaram que estão fazendo a coisa certa. Mas eu só estou tipo, o que vocês estão fazendo?
Disney responde Peter Dinklage
Detalhes sobre a obra, que também vai estrelar Gal Gadot no papel da vilã, ainda não foram revelados. No entanto, a Disney emitiu uma resposta aos comentários de Dinklage e garantiu que leva a sério a questão levantada por ele:
Para evitar reforçar estereótipos do filme animado original, estamos tendo uma abordagem diferente com esses setes personagens e temos nos consultados com membros da comunidade de nanismo. Estamos empolgados para compartilhar mais conforme o filme entra em produção depois de um longo período de desenvolvimento.
Convenceu?