Uma das bandas mais interessantes do novo Rock Nacional, o trio mineiro Black Pantera acabou de disponibilizar mais um clipe oficial.
Trata-se do vídeo para “Fogo Nos Racistas”, segundo single do disco Ascensão, que será lançado em 2022 pela gravadora Deck.
Com uma mensagem bastante clara e direta, Charles Gama, Chaene da Gama e Rodrigo Pancho mostram que não estão para brincadeira quando o assunto é bater de frente com o racismo e o preconceito.
Ao falar sobre o som, o baixista Chaene afirmou:
É uma canção forte, direta e extremamente necessária. Seu nome carrega em si um poder combativo, tal como nosso posicionamento em relação ao racismo hoje, tão mortal e latente.
Continua após o vídeo
Black Pantera – “Fogo Nos Racistas”
Com diversas referências culturais a nomes importantes na luta contra o racismo, a letra de “Fogo Nos Racistas” vai de Django Livre a Luís Gama, e ainda expõe comportamentos sociais racistas que são repetidos o ano inteiro.
Novamente comentando o significado da canção e do seu clipe, Chaene afirmou:
Quando falamos em fogo nos racistas, falamos em expor e queimar o preconceito e tudo que ele visa destruir. A ideia é que toda pessoa que luta contra isso traz esse fogo dentro de si.
O clipe ainda tem referências a Ogum, Orixá do fogo, do metal e da guerra, mostra um boneco trajado de supremacista da Ku Klux Klan (organização terrorista criada depois da Guerra Civil Americana para perseguir e assassinar negros) sendo queimado, e conta com Madá, conterrânea mineira da banda que viveu em regime de escravidão por 38 anos até ser liberta de seu cativeiro em 2020: “só de vê-la gravando conosco, já valeu tudo que fizemos até aqui.”
Rock In Rio
Vale lembrar que a banda de Minas Gerais que mistura Punk, Hardcore e Heavy Metal irá tocar as primeiras notas da edição do festival Rock In Rio em 2022.
Isso porque o grupo está confirmado no line-up para o dia 02 de Setembro, em uma dobradinha especial no Palco Sunset ao lado da banda Devotos.
O novo disco do Black Pantera tem data de lançamento marcada para o dia 11 de Março.
LEIA TAMBÉM: Black Pantera questiona preconceitos na inédita “Padrão é o Caralho”