Música

Entenda por que a morte de Mark Lanegan causou fake news da Rainha Elizabeth

Fake news indicando a morte da Rainha Elizabeth II pode ter relação com a notícia do falecimento do músico Mark Lanegan. Entenda!

Fake news sobre Rainha Elizabeth pode ter relação com morte de Mark Lanegan; entenda
Foto via Wikimedia Commons

Ao que tudo indica, a notícia do falecimento de Mark Lanegan, vocalista do Screaming Tress, acabou gerando uma fake news que confirmava a morte da Rainha Elizabeth II. Confuso, né? Mas a gente te explica.

Um blog americano de cultura pop chamado Hollywood Unlocked fez uma publicação indicando que recebeu uma confirmação exclusiva de uma fonte confiável de que a monarca britânica de 95 anos de idade teria falecido na última terça-feira, 22 de Fevereiro (via Rádio Rock).

Porém, a notícia era falsa e, para reforçar isso, o Palácio de Buckingham precisou comunicar à imprensa no dia seguinte que a rainha estava bem, apesar de estar com sintomas leves após um recente diagnóstico positivo de COVID-19.

Devido à repercussão da notícia, o fundador do Hollywood Unlocked, Jason Lee, foi forçado a se retratar e a fazer um pedido formal de desculpas à Rainha.

Morte de Mark Lanegan e fake news sobre Rainha Elizabeth II

O Buzzfeed indica que a notícia falsa sobre a morte de Elizabeth II surgiu após um mal-entendido relacionado ao falecimento do lendário Mark Lanegan, que por muito tempo colaborou com a banda Queens Of The Stone Age, cujo nome em tradução livre significa “Rainhas da Idade da Pedra”.

Somado a isso, a Rainha tinha sido convidada para o casamento do editor-chefe da Vogue britânica, Edward Enninful, mas deixou de ir ao evento por conta da COVID-19.

Possivelmente, foi por lá que a fonte do blog teria ouvido sobre a “morte da rainha”, mas o que o informante não sabia é que muitos convidados presentes no local eram ligados ao rock dos anos 90 nos Estados Unidos. Então, eles provavelmente estavam comentando sobre a morte de Lanegan, que nos deixou na última terça-feira.

O portal aponta que Jason Lee disse em sua retratação que uma “nota de rascunho do site” foi publicada por engano. Que situação!