A Epic Games, gigante conhecida por ser a desenvolvedora de jogos como Fortnite, Gears of War e Rocket League, acaba de fechar a compra da plataforma de streaming Bandcamp.
Famoso principalmente entre músicos que buscam alternativas ao streaming tradicional, o Bandcamp ganhou notoriedade por seus pagamentos mais justos aos artistas. Seu modelo favorece o pagamento aos criadores, fazendo com que eles fiquem com cerca de 80-82% de cada venda na plataforma.
De acordo com o CEO da empresa, Ethan Diamond, isso não vai mudar:
Nós continuaremos operando como um marketplace e como comunidade musical independente, e eu vou continuar liderando a nossa equipe. Os produtos e serviços dos quais vocês dependem não vão a lugar nenhum.
No entanto, nos bastidores, estamos trabalhando com a Epic para uma expansão internacional e para aumentar o desenvolvimento do Bandcamp. Desde coisas básicas como páginas de álbuns, aplicativos para celular, ferramentas de merch, sistema de pagamento e ferramentas de pesquisa e descoberta até novas iniciativas como nossa prensagem de vinil e serviços de transmissão ao vivo.
Ainda em seu comunicado, Ethan garantiu que as Bandcamp Fridays — sextas especiais em cada mês nas quais 100% do rendimento de um artista é dado a ele — continuarão existindo.
Epic Games compra o Bandcamp
A Epic Games também emitiu um comunicado sobre a compra, que foi feita por um valor não divulgado. A gigante elogiou a “plataforma justa e aberta” e complementou:
A Epic e o Bandcamp compartilham uma missão de construir a plataforma mais amigável aos artistas que permite que criadores retenham a maior parte do seu tão suado dinheiro. O Bandcamp terá um papel importante na visão da Epic de criar um ecossistema de mercado para criadores com relação a conteúdo, tecnologia, games, artes, música e mais.
No mínimo interessante, hein?