Nova York vai dar primeiras licenças de venda de maconha a condenados por conta da droga

Em uma tentativa de corrigir erros, o estado de Nova York vai dar as primeiras licenças de venda de maconha a pessoas condenadas pela droga no passado.

Maconha
Foto por chuck herrera via Pixabay

O estado de Nova York está dando um passo importantíssimo no caminho para legalizar a maconha e, mais ainda, está tomando medidas de certa forma retroativas para tentar consertar o erro de ter criminalizado a droga por tanto tempo.

De acordo com a Mixmag, os cidadãos novaiorquinos que foram condenados por crimes relacionados à droga no passado terão prioridade no recebimento de licenças para a venda legalizada da maconha. Os parentes próximos dessas pessoas também poderão estar incluídos nessa iniciativa.

De acordo com a governadora Kathy Hochul, o estado de Nova York está “fazendo história” e tomando uma decisão que visa ser “um grande passo na direção de corrigir os erros do passado”. Ela complementa:

As regulações que foram aprovadas pelo Comitê de Controle de Cannabis hoje vão priorizar fazendeiros e empreendedores locais, criando trabalhos e oportunidades para comunidades que foram deixadas de fora e para trás. Estou orgulhosa por Nova York ser um modelo nacional da indústria segura, igualitária e inclusiva que estamos construindo agora.

No primeiro momento, devem ser cerca de 100 ou mais licenças disponibilizadas para aqueles que sofreram punições por conta da droga anteriormente. A iniciativa será lançada oficialmente no final deste ano.

Que sirva de exemplo!