15 supergrupos da música que você não pode deixar de ouvir

The Rolling Stones, Led Zeppelin, Johnny Cash, Jack White, Guns N' Roses, Eddie Vedder e mais: veja lista do TMDQA! com supergrupos históricos.

The Dead Weather
Foto: Divulgação

Volta e meia somos agraciados com novos projetos de músicos consagrados que resolvem se unir.

Seja por momentos de criatividade, ócio e/ou até mesmo atritos com as bandas originais, a história está repleta de casos onde gigantes respiraram novos ares e acabaram apresentando canções colaborativas bastante interessantes.

Publicidade
Publicidade

É aí que nascem os supergrupos, e hoje nós listamos 15 deles por aqui, indo do Indie à Música Country, para que você conheça grandes nomes da história da música.

Divirta-se!

 

The Smile

Crédito: Alex Lake

Em 2021, Thom Yorke e Jonny Greenwood, ambos do aclamado Radiohead, resolveram lançar um novo projeto chamado The Smile.

Trata-se de um trio ao lado de Tom Skinner (Sons Of Kemet), onde eles abordam sonoridades diferentes do que vinham fazendo em seus últimos lançamentos.

Aqui, há muito Punk, Pós Punk, Rock Alternativo e uma expectativa imensa pelo primeiro álbum do grupo, que ainda não foi anunciado.

 

Earthlings

Eddie Vedder, líder do Pearl Jam, resolveu reunir um time estrelado para seu disco de estúdio mais recente, o ótimo Earthling.

Para gravá-lo, ele contou com ninguém menos que Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) na bateria, Josh Klinghoffer (ex RHCP) na guitarra e o produtor Andrew Watt em diversos instrumentos do álbum. Com essa trupe, ele caiu na estrada ao batizar a banda de “Earthlings”.

Como se não fosse suficiente, o disco ainda tem participações especiais de Ringo Starr, Elton John e Stevie Wonder.

 

The Damned Things

O pesado The Damned Things conta com os integrantes Scott Ian (Anthrax), Keith Buckley (Every Time I Die) e a improvável presença dos pop-punkers Joe Trohman e Andy Hurley, do Fall Out Boy.

A formação atual ainda conta com Dan Andriano, baixista da banda de punk rock Alkaline Trio, e o disco mais recente da banda que mistura Heavy Metal, Hard Rock, Post-Hardcore e mais, intitulado High Crimes, saiu em 2019.

 

SuperHeavy

Em 2011 o SuperHeavy lançou seu primeiro e único disco, homônimo, e o álbum reuniu ninguém mais, ninguém menos que Mick Jagger (The Rolling Stones), Joss Stone, Dave Stewart (Eurythmics), A.R. Rahman e Damian Marley.

O principal single do trabalho foi a canção “Miracle Worker”.

Desde então, o grupo encerrou as atividades.

 

Little Joy

Queridinho dos indies, o Little Joy reuniu Rodrigo Amarante (Los Hermanos), Fabrizio Moretti (The Strokes) e Binki Shapiro.

O primeiro e único disco da banda, homônimo, foi lançado em 2008.

 

Crosses

Com três cruzes como nome oficial, o Crosses é um projeto formado em 2011 que mistura elementos interessantíssimos em sua sonoridade.

Com vocais de Chino Moreno (Deftones), o trio ainda é formado por Shaun Lopez, guitarrista do mega influente Far, e pelo baixista Chuck Doom.

Aqui, as misturas de rock alternativo, indie, emo e música eletrônica ficam evidentes em vídeos pra lá de enigmáticos, e a atmosfera criada pela banda é difícil de se replicar por aí.

O único disco da banda lançado até hoje saiu em 2014 com canções de EPs anteriores, mas o Crosses tem se movimentado bastante e recentemente lançou os singles “INITIATION” e “PROTECTION”.

 

Me First And The Gimme Gimmes

O supergrupo de covers formado por Fat Mike (NOFX), Joey Cape (Lagwagon), Dave Raun (Lagwagon) e Spike Slawson ($wingin’ Utter$), tem diversos discos de estúdio, ao vivo e EPs onde celebra canções de diferentes eras da música.

Fazendo álbuns temáticos com canções country, hinos dos Anos 90, trilhas de musicais, e até shows gravados em Bar Mitzvah, todas ao estilo hardcore, o Gimme Gimmes é um supergrupo que faz covers como ninguém e já contou com Chris Shiflett (Foo Fighters) na sua formação. Hoje em dia ele até aparece em gravações da banda, mas raramente excursiona para os shows.

 

OFF!

OFF! é um quarteto punk formado por Keith Morris (Circle Jerks, Black Flag), Dimitri Coats (Burning Brides), Steven Shane McDonald (Redd Kross) e Mario Rubalcaba (Rocket From The Crypt, Hot Snakes) que fez muito barulho com seu punk/hardcore de primeira a ponto de um boné com seu logotipo ir parar na cabeça de Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers, em dezenas de shows da banda.

A banda lançou dois discos, um homônimo em 2012 e Wasted Years em 2014, e as artes ficaram por conta de Raymond Pettibon, conhecido por capas lendárias de clássicos do Black Flag e também pelo design de One By One, do Foo Fighters.

 

Transplants

Punk Rock e Hip Hop se encontram de maneira incrível nos lançamentos do Transplants.

A banda começou suas atividades em 1999, por ideia de Tim Armstrong (Rancid, Operation Ivy), que junto ao rapper Skinhead Rob começou a brincar com alguns sons em que vinha trabalhando mas que não se encaixavam com o estilo dos álbuns do Rancid, já que apontavam mais para o Rap.

Quando a coisa começou a ficar séria, Tim e Rob viram que precisavam chamar um baterista, e o fizeram com um dos maiores nomes do instrumento daquela época: Travis Barker, do Blink-182. Isso aconteceu em 2002, ano que a banda lançou seu primeiro disco de estúdio, homônimo, que conta com participações dos outros integrantes do Rancid, além de Davey Havok (AFI), Brody Dalle (The Distillers) e mais.

Em 2005 veio Haunted Cities, segundo disco de estúdio da banda, e o terceiro, In A Warzone, saiu em 2013.

 

Temple of The Dog

O Temple of the Dog foi formado em tributo ao vocalista do Mother Love Bone, Andrew Wood, que faleceu após uma overdose de heroína em 1990. A banda foi formada por Stone Gossard (Ex-Mother Love Bone, Pearl Jam), Mike McCready (Pearl Jam), Jeff Ament (Ex-Mother Love Bone, Pearl Jam), Chris Cornell (Soundgarden), Matt Cameron (Soundgarden) e Eddie Vedder (Pearl Jam).

O nome “Temple of the Dog” saiu de uma das músicas de Andrew, “Man of Golden Words”. A banda lançou apenas um álbum homônimo e teve seu show derradeiro na edição de 1992 do festival Lollapalooza.

 

The Highwaymen

Em 1985 os figurões Johnny Cash, Willie Nelson, Kris Kristofferson e Waylon Jennings se reuniram para formar o The Highwaymen, supergrupo de Música Country que durou 10 anos e lançou três discos de estúdio nesse período.

Highwayman, Highwayman 2 e The Road Goes On Forever foram todos lançados por grandes gravadoras e o primeiro single do primeiro disco, que apropriadamente se chama “Highwayman” mas é curiosamente uma cover de Jimmy Webb, chegou ao topo das paradas de música Country nos Estados Unidos.

Em 2010 a Columbia Records lançou uma coletânea da banda chamada The Essential Highwaymen.

 

The Dead Weather

Foto: Divulgação

O grupo é formado pela vocalista do The Kills, Alison Mosshart, Jack Lawrence (Raconteurs), Dean Fertita (Queens of The Stone Age) e o gigante Jack White, que alterna momentos entre guitarra, vocais e bateria.

Com uma mistura mais que interessante de rock alternativo, garage rock e blues, a banda já coleciona três grandes discos, Horehound (2009), Sea of Cowards (2010) e Dodge And Burn (2015).

 

A Perfect Circle

Foto: Divulgação

O genial A Perfect Circle foi fundado em 1999 pelo guitarrista Billy Howerdel e o vocalista Maynard James Keenan, conhecido pelo seu trabalho no influente TOOL.

A primeira formação ainda contou com a baixista Paz Lenchantin, o guitarrista Troy Van Leeuwen (Queens Of The Stone Age) e o baterista Tim Alexander (Primus).

Ainda passaram e/ou estão no line-up do grupo músicos como Josh Freese (Guns N’ Roses, DEVO, Paramore, Weezer, The Offspring), Danny Lohner (Nine Inch Nails), Twiggy Ramirez, James Iha (The Smashing Pumpkins) e mais.

Isso que é dream team, hein?

 

Velvet Revolver

Foto: Wikimedia Commons

O mundo do Hard Rock foi estremecido quando soubemos da criação do Velvet Revolver, um dos maiores supergrupos dos últimos tempos.

Em sua formação, estavam Slash e Duff McKagan, ambos do Guns N’ Roses, Matt Sorum, que também fez parte da banda de Axl Rose, Dave Kushner (Danzig, Jane’s Addiction) e o icônico Scott Weiland (Stone Temple Pilots).

Foram apenas dois discos, Contraband (2004) e Libertad (2007), mas os clipes e riffs icônicos fizeram do Velvet Revolver uma banda com vida própria, e não apenas um projeto paralelo.

O grupo chegou ao fim em 2008, seis anos após a fundação em 2002.

 

Them Crooked Vultures

Chegamos ao final da lista com o supergrupo que uniu diferentes gerações e subgêneros do Rock And Roll e tem uma das menores durações em toda essa seleção.

O Them Crooked Vultures foi formado em 2009, lançou um disco no mesmo ano e acabou em 2010, deixando muita gente com saudades do trio que tinha Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana), John Paul Jones (Led Zeppelin) e Josh Homme (Queens Of The Stone Age).

O único álbum, homônimo, emplacou clássicos como “New Fang” e “Mind Eraser, No Chaser” e ainda conta com o talentoso Alain Johannes (PJ Harvey, Arctic Monkeys, QOTSA), que chegou a fazer shows com a banda.

Sair da versão mobile