Lançamentos nacionais: Navegantes e as águas de Ynaê, Marcus Manzoni, Rodrigo Piccolo e Helião RZO

Entre os lançamentos nacionais nas últimas semanas estão materiais de Navegantes e as águas de Ynaê, Marcus Manzoni, Rodrigo Piccolo e Helião do RZO.

Navegantes e as águas de Ynaê
Navegantes e as águas de Ynaê

O grupo piauiense Navegantes e as águas de Ynaê disponibilizou nos serviços de streaming seu primeiro EP. Homônimo, o compacto traz o single “Mangata”, que já havia sido liberado pela banda.

A composição que mistura a sonoridade do Pop com elementos que vão da Tropicália ao Soul homenageia o dia de Iemanjá.

“A expressão que deu nome a nossa canção significa o reflexo da lua na água do mar, retrato esse vislumbrado pela letra da canção, que oferece ao orixá do mar, Iemanjá,” explica a coautora e guitarrista do grupo Dayse Bezerra.

Formado em 2018 na cidade de Teresina, a Navegantes e as águas de Ynaê faz um som carregado de elementos regionais, que passam pela MPB, ritmos de matrizes africanas, Pop, Rock e Psicodelia.

Marcus Manzoni

Marcus Manzoni
foto: reprodução

O cantor e compositor Marcus Manzoni lançou seu quinto álbum na carreira, Coração-Mochila. O disco conta com o single “Gergelim” e traz duas canções com participações especiais dos argentinos Lucia Riet e Fede Cabral.

“Este novo álbum é um compilado de oito faixas que compus nos últimos 5 anos, todas elas falam sobre viagens, estradas, andar, explorar a si e ao mundo, sobriedade, autoconhecimento, ir, voltar e ser livre sabendo que a bagagem que importa é aquela que levamos no coração. Daí me ocorreu o título ‘Coração-Mochila’,” comenta Manzoni.

Rodrigo Piccolo e Helião do RZO

Rodrigo e Helião
Crédito: reprodução

Rodrigo Piccolo, da banda Mato Seco, se juntou a Helião, do RZO, no projeto Rap Reggae Party e divulgou em parceria a canção “O Trem”, versão repaginada do single lançado pelo RZO em 1999.

Acompanhado de um clipe no YouTube, este é o segundo lançamento do projeto, que neste mês de Março se tornará um álbum assinado por grandes nomes da música brasileira.

Entre eles estão Xis e Tulipa Ruiz, Black Alien e Flora Matos, Rappin’ Hood, Planta e Raiz e Cintia Luz, BNegão e Helio Bentes (Ponto de Equilíbrio), e Dow Raiz com Adonai (Cidade Verde Sounds).

O Rap Reggae Party foi criado por Lúcio Maia, guitarrista do Nação Zumbi, junto com o produtor Thiago Barromeo. Na iniciativa, eles reúnem artistas do Reggae e do Rap em uma coletânea exclusiva com canções de grande sucesso em formato revisitado.